Pela primeira vez na história do levantamento censitário brasileiro, os quilombolas tiveram voz. O IBGE divulgou, nesta quinta-feira (27), os primeiros resultados oficiais sobre esse grupo étnico, que trazem um panorama inédito de quantos são e onde estão os quilombolas de todo o Brasil.
Ao todo, são cerca de 1,3 milhão de pessoas quilombolas no país. Os estados com maior população são Bahia (397 mil), Maranhão (269 mil) e Minas Gerais (135 mil). Alagoas ocupa o 6º lugar entre as unidades da federação, em números absolutos e proporcionalmente, com o total de 37.722 quilombolas autoidentificados no estado, o que corresponde a 1,21% em relação à população geral.
Pertencimento étnico
A identificação como quilombola foi baseada na autodeclaração, independente de qual tenha sido a resposta no quesito de cor ou raça. Foi considerada quilombola toda pessoa que, morando em qualquer um dos tipos de território quilombola, se identifique como tal.
Desta forma, o pertencimento étnico foi desvinculado da autodeclaração racial. A pergunta "você se considera quilombola?" é um quesito à parte. Ou seja, mesmo que um residente tenha se declarado branco, ele ainda pode ser considerado quilombola, com base na autoidentificação.
"Você se considera quilombola? Qual o nome da sua comunidade?"
Nem toda localidade respondeu às perguntas sobre quilombolas no Censo 2022. A aplicação do questionário foi conduzida de forma espacialmente controlada, o que significa dizer que foi restrita aos territórios oficialmente delimitados, agrupamentos, e demais áreas de conhecida ou potencial ocupação dos descendentes dos remanescentes dos quilombos.
Os territórios oficialmente delimitados são aqueles que possuem alguma delimitação formal pelo INCRA ou pelos órgãos fundiários municipais e estaduais. Por sua vez, os agrupamentos dizem respeito a um conjunto de 15 ou mais pessoas quilombolas que vivem de modo contíguo e estabelecem vínculos de família ou comunidade entre si. As outras localidades recenseadas são os demais locais em que há potencial ou efetiva ocupação quilombola, tais como o entorno dos agrupamentos e áreas de ocupação domiciliar dispersa no meio urbano ou rural.
O recenseamento quilombola contou com duas perguntas destinadas à população. Primeiro, o informante deve responder: "Você se considera quilombola?". E, em caso afirmativo, é feito o questionamento: "Qual o nome da sua comunidade?".
Alagoas tem o maior percentual de quilombolas vivendo fora dos territórios oficialmente delimitados em todo o país
Mais de 98% dos quilombolas de Alagoas vive fora dos territórios oficiais, segundo dados do Censo 2022. Trata-se do maior percentual do país, seguido por MG (96,62%) e BA (94,77%). Contudo, a tendência é nacional, tendo em vista a baixa delimitação e identificação desses territórios em todo país. A média brasileira conta com 87,41% da população quilombola vivendo fora dos territórios oficialmente delimitados, o que corresponde a mais de 1 milhão de pessoas.
Em Alagoas, três territórios foram delimitados formalmente: Tabacaria, em Palmeira dos Índios; Cajá dos Negros, em Batalha; e Abobreiras, em Teotônio Vilela.
A população dos territórios oficialmente delimitados em AL é composta quase que totalmente pelos representantes do grupo étnico. O maior percentual é visto na Comunidade Quilombola de Tabacaria, que tem 98,35% de quilombolas, totalizando 363 dos 357 residentes. Cajá dos Negros (96,79%) e Abobreiras (94,44%) tem percentuais ligeiramente menores, mas ainda apresentam alta predominância de quilombolas residentes.
Palestina é a cidade alagoana com maior proporção de quilombolas
Fora dos territórios oficialmente delimitados, a cidade de Palestina possui o maior percentual proporcional de quilombolas entre os municípios alagoanos. Em comparação com os números da população geral, 31,72% dos moradores são autoidentificados quilombolas.
Jacaré dos Homens (24,72%) e Poço das Trincheiras (15,54%) também possuem uma população expressiva de quilombolas, com índice relevante de pertencimento étnico.
Penedo (5.280 quilombolas), Traipu (2.938) e Arapiraca (2.128) lideram o ranking em números absolutos. Porém, na contagem proporcional, os índices de quilombolas são de 9% da população (Penedo), 12,47% (Traipu) e 0,91% (Arapiraca). Destas, apenas Traipu (5º lugar proporcional entre os municípios) e Penedo (10º lugar proporcional) continuam em posição de destaque.
Baixa ocupação quilombola em União dos Palmares
Apesar da intensa relevância histórica, a cidade de União dos Palmares apresentou baixa proporção de quilombolas em relação à população total. Apenas 561 pessoas se autodeclararam quilombolas, o que representa menos de 1% da população total de 59.280 residentes. A cidade está em 37º lugar entre os 53 municípios alagoanos com população quilombola.
O município de União dos Palmares, onde hoje existe a tradicional Comunidade Quilombola do Muquém, é também lugar do extinto Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da história quilombola do país.
Oito cidades alagoanas possuem mais de 10% da população composta por quilombolas
Além de Palestina, Jacaré dos Homens e Poço das Trincheiras, outras cidades alagoanas possuem uma população expressiva de quilombolas, em relação ao percentual da população geral.
Santa Luzia do Norte (15,28%), Traipu (12,47%), Monteirópolis (11,04%), Carneiros (10,82%), Água Branca (10,04%) também fazem parte das cidades com mais de 10% de população que se autoidentifica como quilombola.
Moradores quilombolas em domicílios particulares permanentes
O Censo 2022 também investigou como é a ocupação domiciliar entre os quilombolas. Para tanto, foram considerados os domicílios particulares permanentes ocupados, que servem exclusivamente à habitação, de modo contínuo.
Dos mais de 1 milhão de domicílios permanentes ocupados em Alagoas, quase 13 mil (12.885) são ocupados por pelo menos um morador quilombola, totalizando 1,24%. No Brasil, essa média é de 0,65%.
Palestina (35,73%), Jacaré dos Homens (24,08%) e Santa Luzia do Norte (16,94%) possuem os maiores percentuais de domicílios particulares permanentes ocupados que possuem ao menos um quilombola entre seus residentes.
Média de moradores por domicílio particular ocupado permanente é maior entre os quilombolas
A população quilombola tende a viver em domicílios mais cheios. A média de moradores por residência, quando há ao menos um morador quilombola, é de 3,17 moradores por domicílio. O índice é superior à média geral de 2,79 moradores em domicílios particulares permanentes.
Em Alagoas, os domicílios em que há ao menos um quilombola possuem, em média, 3,26 moradores. No comparativo por cidades, a média de moradores aumenta. Craíbas (4,00) lidera os números, seguida por Matriz de Camaragibe (3,68) e Traipu (3,56 moradores por domicílio).
Metodologia
Para realizar esse mapeamento, dentro do Censo 2022, o IBGE contou com o apoio dos próprios quilombolas. A metodologia para elaboração do questionário foi baseada numa cartografia censitária participativa, com consultas públicas às associações e entidades representativas. Além disso, os recenseadores receberam treinamento diferenciado e também foram realizadas reuniões de abordagem com lideranças comunitárias para sensibilização.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Pode ser difícil se adequar às tendências atuais. A energia é leve e arejada, enquanto você sente necessidade de ser mais profundo e penetrante. Faça uma pausa na intensidade habitual e tente manter as coisas leves. Fique na superfície e seja social. Ao se integrar ao clima do dia, você poderá ficar mais equilibrado e completo em geral. Previsão para 17/12/2025
Você pode experimentar um clímax emocional hoje. As coisas podem chegar ao auge. Não se surpreenda se você encontrar alguma oposição séria. Disperse sua energia livremente, mas não se surpreenda se outras pessoas tentarem puxá-lo na direção oposta. A flexibilidade é um aspecto fundamental para você. Liberte-se das restrições e improvise. Previsão para 17/12/2025
Você pode querer seguir em muitas direções hoje, mas algo parece impedi-lo de ir a qualquer lugar. Esse irritante conflito de energias pode dificultar o aproveitamento máximo do seu dia, mas você consegue lidar com isso. Não aja com muita pressa. Avalie todas as suas escolhas antes de tomar uma decisão final. Se nada parecer se encaixar, não force. Previsão para 17/12/2025
Há um clima sombrio atrapalhando suas emoções hoje, mas as coisas geralmente favorecem você. Os contatos que você faz agora podem ser extremamente valiosos. Você pode obter muitas informações por meio de interações sociais. Este é um bom dia para realizar multitarefas e riscar o máximo possível de coisas da sua lista. Previsão para 17/12/2025
Pode parecer que as pessoas perderam a sensibilidade hoje. Enquanto isso, você fica indeciso e inseguro sobre qual caminho seguir. As pessoas querem ouvir de você. Eles querem saber o que você está pensando. Não tenha medo de dizer a sua paz, mesmo que isso vá contra o clima geral. Não desanime se as coisas não acontecerem exatamente do seu jeito. As coisas vão melhorar em breve. Previsão para 17/12/2025
Suas emoções podem estar atenuadas hoje, mas não deixe que isso o desanime. Para aproveitar ao máximo este dia, cabe a você trabalhar com a energia. Envolva-se em tarefas que exijam mais disciplina e força de vontade. Entre no modo sério e faça as coisas. Enfrente tarefas práticas que exigem mão firme e pensamento focado. Você pode realizar bastante. Previsão para 17/12/2025
Há um frenesi acelerado no dia que pode fazer você se sentir um pouco excluído. Você pode querer levar as coisas mais devagar, mas a energia do dia não permite hesitações ou atrasos. Este é um bom momento para sair e ser social. Faça contatos importantes com outras pessoas e tente realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Mantenha seu humor à mão e sua maneira flexível. Previsão para 17/12/2025
Este é um excelente dia para você. As pessoas estão na sua sintonia mais do que o normal. Você pode realizar bastante. Você pode querer adotar uma abordagem disciplinada hoje. Considere ser um pouco mais realista com suas ações. No geral, você deve desfrutar de bom humor o dia todo. Sua inteligência e humor rápidos o levarão adiante com louvor. Previsão para 17/12/2025
Este é um dia muito melhor para sair e estar com as pessoas do que ficar sentado em casa. Comunique-se com outras pessoas em um nível pessoal e compartilhe um pouco de sua sabedoria. Ao mesmo tempo, abra-se para receber conhecimentos importantes de outras pessoas. Não leve as coisas muito a sério. Ninguém estará com disposição para uma conversa profunda em um dia como hoje. Previsão para 17/12/2025
Há muito combustível para o seu fogo hoje, então vá em frente. Passe tempo com as crianças e seja criativo. Faça bom uso de sua personalidade divertida, incentivando os outros a participarem. Este é um bom dia para oferecer seus talentos aos esforços de grupo. Você será uma adição bem-vinda em todas as situações sociais. Previsão para 17/12/2025
Pode ser difícil tomar uma decisão hoje. Você é tão bombardeado por fatos e informações que não sabe como proceder. Não fique sobrecarregado. Você é o mestre da análise e da organização. Se alguém pode resolver as coisas, é você. Confie na sua capacidade e faça acontecer. Mantenha as coisas leves e energéticas. Não se preocupe muito com detalhes. Previsão para 17/12/2025
Este é um ótimo dia para você. Você é capaz de fazer muita coisa. Você pode descobrir uma seriedade marcante em suas emoções que o ajuda a manter o controle de tudo o que precisa fazer. Integre seus planos com outros e veja que tipos de avanços incríveis você pode ter. Você pode manter um comportamento agradável em todas as situações sociais. Previsão para 17/12/2025