Dólar hoje 5,433
18° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Polícia
Postada em 26/08/2025 11:30 | Por Todo Segundo com Ascom

PF prende em Maceió suspeito por contrabando de cigarros eletrônicos

Investigação teve início em março após identificação de perfis de venda de cigarros eletrônicos nas redes sociais
PF deflagra operação em Maceió contra venda ilegal de cigarros eletrônicos - Foto: Assessoria - PF/AL

A Polícia Federal deflagrou, nerça-feira (26), a Operação Poison Steam, em Maceió, com foco no combate à comercialização ilegal de cigarros eletrônicos e acessórios pela internet. A ação resultou no cumprimento de mandado de busca e apreensão na capital alagoana, além da prisão em flagrante de um suspeito.

Durante a operação, os policiais apreenderam diversos dispositivos eletrônicos, entre eles cigarros eletrônicos — conhecidos popularmente como vapes ou pods. Segundo a PF, a investigação teve início em março deste ano, após a identificação de perfis em redes sociais dedicados à venda desses produtos no Estado.

As apurações buscam agora rastrear a origem do contrabando e identificar outros possíveis envolvidos na rede de distribuição.

Desde 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a venda, importação e propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil. A agência reforça que esses dispositivos apresentam riscos comprovados à saúde pública, como dependência química, além de doenças respiratórias e cardiovasculares.

A comercialização desses produtos configura crime de contrabando, previsto no Código Penal Brasileiro, cuja pena pode chegar a cinco anos de reclusão.

Em nota, a Polícia Federal informou que a Operação Poison Steam permanece em curso e novas diligências e prisões não estão descartadas nos próximos dias.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram