26/08/2025 11:30:33
Polícia
PF prende em Maceió suspeito por contrabando de cigarros eletrônicos
Investigação teve início em março após identificação de perfis de venda de cigarros eletrônicos nas redes sociais
Assessoria - PF/ALPF deflagra operação em Maceió contra venda ilegal de cigarros eletrônicos
Todo Segundo com Ascom

A Polícia Federal deflagrou, nerça-feira (26), a Operação Poison Steam, em Maceió, com foco no combate à comercialização ilegal de cigarros eletrônicos e acessórios pela internet. A ação resultou no cumprimento de mandado de busca e apreensão na capital alagoana, além da prisão em flagrante de um suspeito.

Durante a operação, os policiais apreenderam diversos dispositivos eletrônicos, entre eles cigarros eletrônicos — conhecidos popularmente como vapes ou pods. Segundo a PF, a investigação teve início em março deste ano, após a identificação de perfis em redes sociais dedicados à venda desses produtos no Estado.

As apurações buscam agora rastrear a origem do contrabando e identificar outros possíveis envolvidos na rede de distribuição.

Desde 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a venda, importação e propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil. A agência reforça que esses dispositivos apresentam riscos comprovados à saúde pública, como dependência química, além de doenças respiratórias e cardiovasculares.

A comercialização desses produtos configura crime de contrabando, previsto no Código Penal Brasileiro, cuja pena pode chegar a cinco anos de reclusão.

Em nota, a Polícia Federal informou que a Operação Poison Steam permanece em curso e novas diligências e prisões não estão descartadas nos próximos dias.

E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.