Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participaram, nesta quarta-feira (3), do V Fórum de Saúde do Trabalhador, promovido pela Secretaria de Saúde de Arapiraca. Durante o evento, que ocorreu no auditório do Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca, foi abordado o tema “Promoção da Saúde do Trabalhador e Garantia de Direitos”.
Organizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Arapiraca, o V Fórum de Saúde do Trabalhador focou na preocupação com a subnotificação dos casos de acidentes de trabalho. Além de técnicos da Sesau e da Secretaria de Saúde de Arapiraca, participaram também técnicos municipais das VII e VIII Regiões de Saúde, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Arapiraca (OAB/AL), professores e alunos da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A assistente social e coordenadora do Serviço de Epidemiologia do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), Ana Lúcia Alves, apresentou dados referentes aos atendimentos a vítimas de acidentes de trabalho que chegam à maior unidade hospitalar do interior do Estado. Entre 2014 e 2024, foram notificados 838 atendimentos a vítimas de acidentes de trabalho, sendo a maioria residente no município de Arapiraca.
Ainda conforme o Serviço de Epidemiologia do HEA, do total de vítimas de acidentes de trabalho assistidas pela unidade hospitalar nos últimos 10 anos, 88,4% eram homens. A faixa etária predominante entre as vítimas foi de 20 a 39 anos.
“A gente tem estes dados, mas sabe que a subnotificação existe. Em muitos casos, a vítima chega ao hospital e não informa se o acidente foi no trabalho ou no trajeto. Isso dificulta inclusive a produção de planos de políticas públicas para garantir melhores condições e direitos aos trabalhadores”, explicou Ana Lúcia Alves.
A secretária-executiva de Vigilância em Saúde da Sesau, Thalyne Araújo, também destacou a importância das notificações. Isso porque, segundo ela, em Alagoas não há dados significativos de acidentes de trabalho, porque as pessoas não notificam os casos. “Especialmente na categoria de trabalhadores de aplicativos, as vítimas chegam às portas de entrada das unidades de saúde e são notificadas como acidentes de trânsito, quando na verdade deveriam ser registradas como acidentes de trabalho”, refletiu.
Para fortalecer a Política de Saúde do Trabalhador, Thalyne Araújo destacou que é preciso haver a notificação. “Além disso, um ponto importante do fórum foi o debate sobre o combate ao trabalho infantil, uma questão cultural enraizada no nosso Estado”, destacou a secretária secretária-executiva de Vigilância em Saúde da Sesau.
O procurador do trabalho, Luiz Felipe dos Anjos de Melo Costa, proferiu palestra sobre “ O Trabalho Infantil em Alagoas. Seguindo a programação, a assistente social e coordenadora do Serviço de Epidemiologia do HEA, Ana Lúcia Alves Lima, participou de uma mesa redonda sobre “A Dinâmica do Trabalho Contemporâneo e seus Impactos na Saúde do Trabalhador” e também proferiu palestra sobre o Panorama dos Acidentes de Trabalho em Arapiraca e Região.
Também participaram da mesa redonda, o professor-doutor Diego de Oliveira Souza, que falou sobre “Uberização do Trabalho: alguns aspectos do trabalho e da saúde dos entregadores de aplicativo em Arapiraca”, e o advogado e representante da OAB/AL, David Adam Meneses Teixeira, que explanou sobre “Repercussões Jurídicas dos Acidentes de trabalho em Alagoas”.
“Este fórum faz parte da nossa programação anual de saúde do Cerest. Este ano a temática é a promoção da saúde do trabalhador e da trabalhadora e garantia de direitos. Abordamos temas contemporâneos como a uberização do pessoal que trabalha por entrega de aplicativo e o trabalho infantil, além dos aspectos jurídicos e o panorama dos acidentes de trabalho.
Diversificados temas que estão alinhados entre si para atender a demanda de um público-alvo bem amplo. Recebemos profissionais da 7ª e 8ª região, com representantes de 24 municípios, além de membros da OAB, Ministério Público do Trabalho, trabalhadores da saúde, conselhos de saúde, alunos e professores de universidades como a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), além de técnicos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito”, explicou a assistente social Wagda Costa, coordenadora da Saúde do Trabalhador e gerente do Cerest.
Importância
“Sempre é importante debater a saúde e segurança do trabalhador, considerando os inúmeros acidentes de trabalho e doenças ocupacionais que ocorrem no nosso país, especialmente no nosso estado. Essa prevenção e conscientização da população e dos órgãos que trabalham na estrutura de proteção do trabalhador são fundamentais.”, disse o procurador do Trabalho, Luiz Felipe dos Anjos de Melo Costa.
“Estamos neste evento ampliando o olhar das políticas públicas de saúde do trabalhador, promovendo conscientização e reflexão sobre as diversas formas de trabalho em nosso Estado. É importante trazer esses assuntos para as 7ª e 8ª regiões, envolvendo profissionais que poderão multiplicar essas informações em seus municípios”, analisou Elisabete Macedo, psicóloga e técnica na pasta de saúde do trabalhador do Estado.
O superintendente de Vigilância em Saúde de Arapiraca, Evandro Melo, reforçou a importância de eventos como este para a construção de políticas públicas: “É muito importante fomentar esse espaço de discussão para trazer à tona temas como trabalho infantil, acidentes de trabalho e as novas plataformas de trabalho, como a uberização dos motociclistas. O mercado tende a culpabilizar o trabalhador pelo desarranjo econômico, e esses espaços nos ajudam a buscar caminhos para um trabalho digno e humanizado”, afirmou.
“Os trabalhadores da saúde, do SUS, normalmente, naturalmente, por conta das suas atribuições, eles cuidam do outro, e muitas vezes, negligenciam a própria saúde. E a gente mesmo, enquanto serviço, gestão, acaba muitas vezes focando no todo, na população como um todo, e esquece que os trabalhadores também precisam de cuidados. Eles também adoecem, eles também precisam ir ao médico e precisam prevenir e promover saúde. Esses eventos permitem que a gente possa, através da identificação das necessidades dos trabalhadores, garantir os seus direitos e que você tenha uma saúde efetiva. Até porque a gente precisa que esses trabalhadores estejam bem para que eles cuidem dos outros”, frisou a secretária de Saúde de Arapiraca, Rafaella Albuquerque.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Pode ser difícil se concentrar. O truque é não levar nada muito emocionalmente. Mantenha as coisas do lado leve e não fique muito frustrado se não conseguir encontrar as ferramentas para cavar tão profundamente quanto gostaria. Você pode ser mais produtivo se passar rapidamente por muitos assuntos em vez de tentar se aprofundar em um em particular. Previsão para 05/12/2025
Esta é uma época do mês muito climática no aspecto emocional, e você pode atacar sem motivo aparente. Este é um momento em que quaisquer emoções que você armazenou dentro de si são forçadas a vir à tona de uma forma ou de outra. Você pode sentir que tem pouco controle sobre como expressa sentimentos. A força por trás de suas emoções é tremenda. Previsão para 05/12/2025
Certifique-se de levar algo para ler com você. Pode haver momentos em que você terá que esperar por alguém e desejará ser produtivo. Você inevitavelmente ficará impaciente e poderá ficar com raiva da pessoa que está atrapalhando o seu dia. Ter algo em que se concentrar irá acalmá-lo e fazer você sentir que não está perdendo tempo. Você poderia aproveitar completamente o tempo em vez de ficar com raiva. Previsão para 05/12/2025
Sua mente está sedenta de estímulo, então dê-lhe bastante comida para mastigar. Esse alimento pode vir na forma de uma discussão animada sobre política e acontecimentos mundiais ou talvez de um periódico excêntrico. Sua perspectiva pode mudar rapidamente, então mantenha sua mente aberta a novas ideias. As informações que surgirem serão enriquecedoras e surpreendentes. Previsão para 05/12/2025
Você pode estar em um pântano de indecisão. Seu cérebro está girando em várias direções, mas não chega a nenhuma conclusão. Trabalhe com essa energia em vez de ficar frustrado com ela. Sinta-se à vontade para examinar cada ideia minuciosamente. No momento em que você realmente tiver que tomar uma decisão, você saberá o que deseja. Por enquanto, é melhor você experimentar. Previsão para 05/12/2025
As últimas revistas e tendências de moda e cinema vão chamar sua atenção. Há uma notícia de última hora que será muito importante para você. É provável que conversas sobre esses tópicos surjam no jantar desta noite. Você terá novas informações para compartilhar com outras pessoas. Longas conversas sobre ideias atuais serão extremamente gratificantes. Previsão para 05/12/2025
Você pode se sentir um desmiolado ao esquecer onde colocou as chaves e colocar detergente na secadora com suas roupas recém-lavadas. Seu cérebro está agitado em todos os sentidos e pode ser difícil seguir em frente com qualquer coisa que você começar. Não fique muito preso a isso. Siga o fluxo sem tentar se forçar a nada que não aconteça naturalmente. Previsão para 05/12/2025
As coisas deveriam estar acontecendo do seu jeito, e você pode sentir que muita coisa está sendo feita sem que você precise levantar um dedo. Ao mesmo tempo, uma voz irritante no fundo da sua mente está lhe dizendo para tomar cuidado. Tenha todas as suas bases cobertas. Embora você possa ficar tentado a escolher o mais confortável e familiar, este é um bom momento para considerar outras perspectivas. Previsão para 05/12/2025
Seu paradigma atual pode mudar um pouco. Há uma boa chance de que suas emoções passem por uma transformação significativa hoje. Sua mente pode estar girando. Não se deixe levar pelo turbilhão mental. Você pode eliminar o jargão que sua mente pode estar alimentando, confiando em seu sexto sentido – sua intuição aguçada – para obter as respostas que procura. Previsão para 05/12/2025
Pedir um item do menu não vai satisfazê-lo hoje. Você precisa de uma mesa de bufê onde possa experimentar de tudo - isso ou uma refeição de oito pratos servida com um sorriso. Você fica feliz em compartilhar sua refeição com outras pessoas, desde que possa provar o que todo mundo está comendo também. Este é o seu dia para pular, experimentar coisas novas e explorar diferentes perspectivas. Previsão para 05/12/2025
Este é um bom dia para vocalizar seus sentimentos. Ao falar sobre um problema em voz alta, você eventualmente encontrará uma solução. Ao externalizar o que está acontecendo na sua cabeça, o problema fica mais fácil de lidar. Manter tudo dentro dá muito pouco espaço para se movimentar. Você está mais perto de uma solução do que pensa. Encontre sua voz e a resposta o encontrará. Previsão para 05/12/2025
Há muito o que conversar. A parte difícil é encontrar um motivo para parar de falar. Quando alguém menciona filosofia ou religião, parece que as comportas se abrem. Você ficará ocupado por algumas horas enquanto participa de uma discussão. Sua mente vai pular e você ficará feliz em considerar muitas perspectivas, embora você tenha a última palavra sobre aquilo em que acredita. Previsão para 05/12/2025