Estudo publicado na Revista Cancer Medicine indicou que cada 12 meses de aleitamento materno pode reduzir em 4,3% a possibilidade de desenvolver câncer de mama. “E isso é cumulativo: a cada nascimento, esse risco reduz 7%”, disse à Agência Brasil a coordenadora de Assistência do Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), Maíra Domingues.
Segundo a pesquisa, isso acontece em mulheres de diferentes países, rendas, idades, entrada na menopausa, grupos étnicos e idade do primeiro parto em todo o mundo. “O que a gente tem são diversas evidências robustas que revelam esse dado de redução do câncer de mama”, explicou Maíra.
Ela informou que o Banco de Leite Humano sempre recomenda o aleitamento materno, como preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), durante seis meses, de forma exclusiva e, após seis meses, até dois anos ou mais, de forma continuada.
“São justamente [com] esses dois anos ou mais [que se] ganha a proteção para o câncer de mama. Muitas famílias perguntam por que é preciso amamentar por dois anos ou mais se o bebê está fazendo alimentação em casa. Porque amamentar vai muito além de alimentar a criança. Amamentar é proteção não só para a criança, mas também para a mulher. Esses benefícios se estendem para ela”.
A coordenadora sustentou que a recomendação do IFF/Fiocruz é esta: que a criança pode ser amamentada por dois anos ou mais também para proteger contra o câncer de mama.
Ela reforçou que amamentar traz outros benefícios a curto, médio e longo prazos para mãe e a criança. Além do laço afetivo com o filho, a mulher se beneficia pela redução do risco de câncer de ovário, de ter diabetes e algumas doenças cardiovasculares.
Para as crianças, ela destacou a proteção contra doenças diarreicas e infecções respiratórias, como pneumonia; melhor formação e desenvolvimento da região orofacial; desenvolvimento da linguagem; redução do risco de má oclusão dentária; redução de doenças mais à frente, como obesidade e diabetes, entre outras.
Há, ainda, estudos que mostram que o leite humano tem células-tronco que trazem outra dimensão, inclusive, terapêutica. “O fato de o leite humano ter células-tronco mostra o quanto esse alimento tem um potencial enorme, que vai muito além da alimentação da criança”.
Risco relativo
Além de contribuir para o desenvolvimento do vínculo afetivo entre mãe e filho, amamentar gera diversos benefícios para a saúde infantil e materna, entre os quais está a diminuição do risco de ter câncer de mama.
O mastologista do Hospital do Coração, Afonso Nazário, esclareceu, entretanto, que esse não é um risco absoluto e individual, mas relativo para uma população. “Suponha que o risco de certa população, para ter câncer de mama, é de 100 casos para cada 100 mil mulheres. Quando o risco relativo diminui 4%, essa redução é sobre a população geral. Se o risco relativo de câncer de mama aumenta 20%, não é que ela, a pessoa, vai ter 20% mais de risco. É em relação à população geral. Se determinada população tem 100 casos de câncer para 100 mil mulheres, quando o risco aumenta 20%, vai ter 120 mulheres – 20 a mais – para cada 100 mil”, explicou.
Nazário esclareceu que mulheres que amamentam pelo menos um ano têm 4% menos risco em relação à população em geral. Se agregar um novo parto, essa dimensão aumenta mais 7%. Isso resultaria em 11%, mas não é um risco absoluto daquela mulher, mas em relação à população geral. O mastologista destacou que esse efeito protetor é quando a mulher está em idade jovem, abaixo de 35 anos e, principalmente, abaixo de 25 anos, porque o epitélio mamário é mais suscetível ao câncer nessa fase da vida. O especialista frisou que “tudo que aumenta o risco, quanto mais jovem a mulher, maior o impacto”, afirmou. Acima de 35 anos, o efeito protetor da amamentação deixa de existir.
Ao se tornar mãe antes dos 25 anos, o risco relativo de câncer de mama na pós-menopausa reduz em 35% em comparação com as mulheres que nunca tiveram filhos. Depois disso, as chances de desenvolver a doença passam a aumentar.
Afonso afirmou, contudo, que o efeito protetor da amamentação durante mais de um ano ocorre, inclusive, em formas agressivas de câncer de mama (caso de tumores triplo-negativos, quando detectados precocemente). O risco pode diminuir em cerca de 20%.
Nas mulheres com câncer de mama que apresentam mutações hereditárias, chamadas mutações BRCA1, a amamentação também reduz a manifestação da doença em cerca de 22% a 50%. “Mesmo nascendo com uma mutação agressiva, tem como diminuir esse risco”, disse. Amamentação e estilo de vida são fatores que contribuem para isso.
O médico do Hcor citou estudo feito pelas universidades federais de São Paulo (Unifesp) e do Amazonas (Ufam), no ano passado, com populações ribeirinhas e de Manaus. A pesquisa revelou que não existe taxa de mortalidade de câncer de mama nas populações indígenas.
Foram analisados vários dados, incluindo idade, gestação, parto e amamentação. “A única coisa que a gente achou como efeito protetor foi a amamentação”, afirmou.
Os dados das mulheres indígenas foram comparados aos das mulheres de Manaus e o único fato diferente é que as indígenas amamentam durante cinco ou seis anos, em média. “Isso é muito maior do que a população não indígena. É um efeito protetor absurdo”, opinou. Mulheres da capital amazonense também amamentam os filhos, mas não chegam a esse número. Mesmo as indígenas que vão morar em Manaus mantêm a cultura de amamentar os filhos muito tempo e não têm câncer de mama.
Teorias
Membro da Comissão de Mastologia da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o médico Guilherme Novita disse que as mulheres que amamentam têm menos câncer de mama do que as que não amamentam. Acredita-se que isso acontece por duas coisas. “Durante o período da amamentação, o ovário da mulher fica em uma fase de dormência em que não produz os hormônios do ciclo menstrual. Normalmente, quando a mulher está amamentando, não tem menstruação. A gente sabe que os hormônios do ciclo menstrual causam alterações nas células mamárias, do tipo proliferação de células e posterior descamação. E isso favorece que surja um câncer ali no meio”, opinou.
Outra teoria diz que, quando a mulher amamenta, em especial em uma fase mais jovem, ocorrem algumas modificações no nível das células mamárias que tornariam essa célula mais estável e menos suscetível a agentes ambientais oncológicos. Essa teoria é menos aceita, segundo Novita.
A grande questão, segundo o médico, é que não se estudou mulheres que tiveram gravidez a termo e amamentaram. “Geralmente, eles separam o muito do muito pouco. Comparam mulheres que tenham tido vários filhos, acima de três, principalmente de comunidades rurais onde o acesso à prevenção de gravidez é mais difícil, que têm idade do primeiro parto mais cedo, com mulheres de cidades grandes, que têm mais acesso a métodos anticoncepcionais que, geralmente, não têm filhos em idade muito jovem e têm número menor de filhos ou que nunca tiveram filhos. Quando se faz essa comparação, você vê que as mulheres que tiveram mais filhos têm menos câncer de mama. A gravidez previne câncer de mama e a amamentação também previne. Quanto, a gente não sabe”, acentuou.
Benefícios
O médico estimou que estudos sobre benefícios da amamentação das mulheres têm que ser vistos com cuidado porque, muitas vezes, estão comparando mães de populações rurais, com hábitos e expectativas de vida diferentes, com populações urbanas.
“Se pegar um país em desenvolvimento, encontrará predomínio maior de uma população rural, gestações mais precoces, mais gestações, mais amamentação. E as pessoas não têm expectativa de vida longa por questões de falta de cuidados básicos, como saneamento, e acabam tendo menos câncer de mama”, frisou.
Na avaliação de Novita, ninguém defende que a mulher amamente exclusivamente para se prevenir de câncer de mama. “Não amamentar também não é um risco tão alto. O fato de não terem filhos ou não terem amamentado não muda tanto, principalmente se os filhos [vieram] após os 35 anos de idade. O maior benefício da amamentação é, realmente, a nutrição da criança, ainda mais em um país como o Brasil em que, em alguns lugares, há dificuldade de alimentar. É fundamental para o desenvolvimento e diminuição da mortalidade infantil”, acentuou.
Um benefício adicional da amamentação acaba sendo a redução do câncer de mama. Destacou, entretanto, que “é um benefício não tão fundamental assim. Não precisa você indicar amamentação para prevenção de câncer”. O especialista concordou, entretanto, que amamentar reduz o risco de câncer de mama, “mas transformar isso em números é muito difícil de ser feito. A gente sempre recomenda a amamentação”, finalizou.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Atividades em grupo ou eventos sociais em sua vizinhança podem colocá-lo em contato com pessoas novas e interessantes que eventualmente se tornarão amigos, Áries. Objectivos e interesses partilhados poderão dar origem a planos para projectos ambiciosos. Quaisquer que sejam os empreendimentos que você iniciar hoje, provavelmente terão sucesso se todos os envolvidos colaborarem. À noite, organize um tête-à-tête tranquilo com seu parceiro romântico. Aproveite o seu dia! Previsão para 29/01/2026
Você está procurando diversificar em uma nova direção, Touro? Nesse caso, este pode ser o dia em que você assumirá a liderança da sua vida. Ou você pode receber algumas informações inesperadas indicando possíveis novas fontes de renda que você poderia buscar por conta própria. Quaisquer que sejam, novas portas de oportunidades se abrirão para você, o que poderá fazer uma grande diferença em seu estilo de vida e catapultá-lo para uma faixa socioeconômica mais elevada. Aproveite ao máximo! Previsão para 29/01/2026
Podem surgir circunstâncias incomuns que mudem o curso de sua orientação criativa, Gêmeos. Isto pode envolver de alguma forma tecnologia moderna e é altamente provável que se trate da recolha, partilha e utilização de informação. Você pode estar considerando algumas opções incomuns, que podem envolver mudança de emprego, de residência ou de outros fatores importantes para seu estilo de vida. Pense bem antes de mergulhar. Esta noite, passe algum tempo de qualidade com alguém especial em sua vida. Previsão para 29/01/2026
Hoje você pode decidir participar de uma aula, workshop ou evento social envolvendo pessoas do campo espiritual, metafísico ou intelectual. Discussões fascinantes podem levar a seus próprios insights e revelações, Câncer. Você pode explorar maneiras de aproveitar sua capacidade natural de cura, talvez por meio de Reiki, massagem ou outras disciplinas práticas. Espere passar os próximos dias preocupado com as ideias que você aprenderá hoje. Eles deveriam ter um impacto profundo. Previsão para 29/01/2026
Novas informações podem chegar até você de todos os lados hoje, Leo. Livros, revistas, TV, Internet e conversas com amigos provavelmente trarão conhecimentos interessantes que reforçam algumas de suas próprias convicções. Suas habilidades intuitivas também não estão em repouso. Podem surgir insights e revelações que combinem bem com o que você está aprendendo de fontes externas. Escreva seus pensamentos. Você vai querer colocá-los para trabalhar para você mais tarde. Previsão para 29/01/2026
Notícias surpreendentes sobre suas próprias finanças e a economia mundial em geral podem fazer com que você se sinta confiante e seguro quanto ao seu futuro financeiro, Virgem. Um aumento inesperado de salário poderá surgir em breve, possivelmente devido a mudanças repentinas em seu local de trabalho. Algumas das informações que você recebe podem parecer vagas e incertas no início, mas quaisquer notícias que venham a seguir devem esclarecê-las. Parece que uma celebração está em ordem! Previsão para 29/01/2026
Algumas informações novas e fascinantes, possivelmente sobre assuntos espirituais ou metafísicos, podem chegar até você hoje por meio de livros, revistas, TV ou Internet, Libra. Isso pode levá-lo a um novo curso de estudo. Suas próprias percepções e revelações podem ser inestimáveis ??para aumentar sua compreensão do que você lê. À noite, espere uma carta ou telefonema surpreendente de alguém de quem você não tem notícias há muito tempo. Aproveite o seu dia. Previsão para 29/01/2026
Sonhos e meditação podem levar a insights sobre a melhor forma de administrar suas finanças e fazer seu dinheiro crescer, Escorpião. Você pode receber algumas ideias surpreendentes nos jornais, na TV ou na Internet. Seu nível de intuição é muito alto. Não importa o quão ultrajante uma ideia possa parecer, considere-a cuidadosamente antes de tomar uma decisão. Um plano de ação escrito para qualquer coisa que você fizer seria útil. Muitas ideias estão surgindo na sua cabeça e você vai querer acompanhá-las. Previsão para 29/01/2026
Um evento social ou reunião de grupo pode colocá-lo em contato com pessoas novas e interessantes em áreas interessantes, Sagitário. Você pode até encontrar um velho amigo que não vê há muito tempo. Se você não está envolvido romanticamente no momento, uma nova pessoa atraente pode entrar em cena. Este promete ser um dia emocionante e estimulante para você. Não se surpreenda se novas portas para um grande futuro se abrirem para você. Aproveitar! Previsão para 29/01/2026
Hoje você pode receber algumas notícias interessantes, Capricórnio. Poderia envolver novas pessoas e novos equipamentos entrando em cena. Poderia envolver um projeto ou curso de ação inteiramente novo que você nunca teria imaginado. É provável que isso seja um golpe de sorte para você, já que a nova situação provavelmente se adapta quase perfeitamente às suas habilidades e talentos. Aproveite ao máximo esta oportunidade. Isso pode fazer uma grande diferença para você. Previsão para 29/01/2026
Amor e romance estão em primeiro lugar na sua agenda de hoje, Aquário. Você e seu parceiro romântico podem sair de uma reunião de amigos para ficarem a sós e conversarem. Você se comunica bem, e os sentimentos intensos entre vocês podem ser óbvios para vocês dois e, embaraçosamente, para todos que os conhecem. Se vocês estão juntos há algum tempo, podem surgir conversas sobre compromisso ou casamento. Aproveite o seu dia. Previsão para 29/01/2026
Alguns visitantes interessantes podem bater à sua porta hoje, Peixes, talvez trazendo informações surpreendentes que podem impactar sua vida de uma maneira excelente. Você pode começar a considerar novas opções de estilo de vida. Um grupo ou organização, possivelmente associado à espiritualidade ou metafísica, pode de repente parecer atraente e você pode considerar ingressar nele. Espere algumas discussões fascinantes com uma pessoa próxima em sua vida. Livros, revistas e outras publicações também podem ser esclarecedores. Previsão para 29/01/2026