Ao receber verbas da União decorrentes de repasses não feitos ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Básica (Fundef/Fundeb) via precatórios, estados e municípios não precisam destinar 60% para pagamento de professores da educação básica.
Essa foi a conclusão alcançada pelo Supremo Tribunal Federal, que julgou improcedente a ação de descumprimento de preceito fundamental ajuizada pelo Partido Social Cristão (PSC) contra um acórdão do Tribunal de Contas de União.
Fundef e Fundeb são fundos compostos por valores provenientes de impostos e transferências dos estados, municípios e do Distrito Federal usados para financiar a educação pública. Por lei, uma porcentagem desse montante deve ser destinada ao pagamento de professores.
O artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias ainda prevê que cabe à União complementar esses fundos quando, em cada estado, município ou Distrito Federal, o valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente.
O problema é que, entre 1998 a 2006, a União complementou essa verba de forma insuficiente. Esse erro de cálculo levou à judicialização do caso, com condenação ao pagamento das diferenças, por meio de precatórios.
Em 2017, o TCU concluiu que esse alto montante, a ser recebido de uma só vez pelos entes federados, não precisa seguir a subvinculação, com destinação de 60% para pagamento de professores, percentual que estava previsto no artigo 22 da Lei 11.494/2007, vigente à época. Entendeu que isso traria efeitos prejudiciais para a continuidade dos serviços de ensino e para o equilíbrio financeiro dos municípios.
Ao STF, o PSC defendeu que o acórdão fez o oposto: viola o direito fundamental à educação, à valorização dos profissionais da educação escolar e ao piso salarial profissional nacional.
Relator, o ministro Alexandre de Moraes concluiu que o caráter extraordinário do ingresso de verbas no Fundeb/Fundef via precatórios justifica o afastamento da subvinculação, pois resultaria no insustentável aumento salarial dos professores do ensino básico.
Em razão da regra da irredutibilidade salarial, isso pressionaria o orçamento dos municípios nos períodos subsequentes, sem que houvesse aumento de renda equivalente. Ao fim e ao cabo, isso reduziria investimento em educação para custear os salários aumentados dos professores.
"De fato, o nível de gastos com pessoal atingiria patamar não compatível com a realidade financeira do ente público, uma vez o aporte de recursos via precatório, em razão do pagamento judicial das diferenças nos repasses anteriores, é um fato isolado e não se repetirá nos exercícios financeiros seguintes", afirmou o ministro.
Nesse ponto, a conclusão do relator foi acompanhada à unanimidade pelos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Destaque de honorários
No mesmo acórdão atacado na ADPF, o TCU ainda fixou que os recursos provenientes da complementação aos fundos educacionais devem ser utilizados exclusivamente em ações de desenvolvimento e manutenção do ensino.
A corte de contas proibiu, portanto, a utilização dos recursos alocados nos fundos educacionais para pagamento de honorários advocatícios contratuais.
Esse foi o ponto que gerou divergência. Por maioria, o entendimento do TCU foi mantido, conforme voto do ministro Alexandre de Moraes.
Ele afirmou que o TCU procurou impedir a aplicação dos recursos do fundo em fins diversos da manutenção e desenvolvimento da educação, de modo a evitar o desvio de verbas constitucionalmente vinculadas.
"É inconstitucional, portanto, o pagamento de honorários advocatícios contratuais com recursos alocados no Fundeb", disse o relator. O que os entes federados podem fazer, por outro lado, é usar somente a verba correspondente aos juros moratórios incidentes no valor do precatório para quitar essa obrigação.
A posição do relator foi acompanhada pelos ministros Dias Toffoli, Nunes Marques, André Mendonça, Edson Fachin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Rosa Weber.
Divergência vencida
Abriu a divergência o ministro Ricardo Lewandowski. Para ele, não seria razoável negar aos advogados o destaque de honorários em recursos que só se tornaram disponíveis para municípios, estados e Distrito Federal graças à sua diligente atuação.
Assim, nas situações relacionadas à atuação de advogados que ingressaram com ações de conhecimento individuais em favor de dado município, seria legítimo o destaque do valor dos honorários advocatícios.
A medida só seria vedada aos advogados que atuaram apenas na fase de execução de título judicial constituído em ação coletiva da qual não participaram, pois isso sim afrontaria a correta destinação da verba constitucionalmente vinculada à educação básica pública.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Pode ser difícil se concentrar. O truque é não levar nada muito emocionalmente. Mantenha as coisas do lado leve e não fique muito frustrado se não conseguir encontrar as ferramentas para cavar tão profundamente quanto gostaria. Você pode ser mais produtivo se passar rapidamente por muitos assuntos em vez de tentar se aprofundar em um em particular. Previsão para 05/12/2025
Esta é uma época do mês muito climática no aspecto emocional, e você pode atacar sem motivo aparente. Este é um momento em que quaisquer emoções que você armazenou dentro de si são forçadas a vir à tona de uma forma ou de outra. Você pode sentir que tem pouco controle sobre como expressa sentimentos. A força por trás de suas emoções é tremenda. Previsão para 05/12/2025
Certifique-se de levar algo para ler com você. Pode haver momentos em que você terá que esperar por alguém e desejará ser produtivo. Você inevitavelmente ficará impaciente e poderá ficar com raiva da pessoa que está atrapalhando o seu dia. Ter algo em que se concentrar irá acalmá-lo e fazer você sentir que não está perdendo tempo. Você poderia aproveitar completamente o tempo em vez de ficar com raiva. Previsão para 05/12/2025
Sua mente está sedenta de estímulo, então dê-lhe bastante comida para mastigar. Esse alimento pode vir na forma de uma discussão animada sobre política e acontecimentos mundiais ou talvez de um periódico excêntrico. Sua perspectiva pode mudar rapidamente, então mantenha sua mente aberta a novas ideias. As informações que surgirem serão enriquecedoras e surpreendentes. Previsão para 05/12/2025
Você pode estar em um pântano de indecisão. Seu cérebro está girando em várias direções, mas não chega a nenhuma conclusão. Trabalhe com essa energia em vez de ficar frustrado com ela. Sinta-se à vontade para examinar cada ideia minuciosamente. No momento em que você realmente tiver que tomar uma decisão, você saberá o que deseja. Por enquanto, é melhor você experimentar. Previsão para 05/12/2025
As últimas revistas e tendências de moda e cinema vão chamar sua atenção. Há uma notícia de última hora que será muito importante para você. É provável que conversas sobre esses tópicos surjam no jantar desta noite. Você terá novas informações para compartilhar com outras pessoas. Longas conversas sobre ideias atuais serão extremamente gratificantes. Previsão para 05/12/2025
Você pode se sentir um desmiolado ao esquecer onde colocou as chaves e colocar detergente na secadora com suas roupas recém-lavadas. Seu cérebro está agitado em todos os sentidos e pode ser difícil seguir em frente com qualquer coisa que você começar. Não fique muito preso a isso. Siga o fluxo sem tentar se forçar a nada que não aconteça naturalmente. Previsão para 05/12/2025
As coisas deveriam estar acontecendo do seu jeito, e você pode sentir que muita coisa está sendo feita sem que você precise levantar um dedo. Ao mesmo tempo, uma voz irritante no fundo da sua mente está lhe dizendo para tomar cuidado. Tenha todas as suas bases cobertas. Embora você possa ficar tentado a escolher o mais confortável e familiar, este é um bom momento para considerar outras perspectivas. Previsão para 05/12/2025
Seu paradigma atual pode mudar um pouco. Há uma boa chance de que suas emoções passem por uma transformação significativa hoje. Sua mente pode estar girando. Não se deixe levar pelo turbilhão mental. Você pode eliminar o jargão que sua mente pode estar alimentando, confiando em seu sexto sentido – sua intuição aguçada – para obter as respostas que procura. Previsão para 05/12/2025
Pedir um item do menu não vai satisfazê-lo hoje. Você precisa de uma mesa de bufê onde possa experimentar de tudo - isso ou uma refeição de oito pratos servida com um sorriso. Você fica feliz em compartilhar sua refeição com outras pessoas, desde que possa provar o que todo mundo está comendo também. Este é o seu dia para pular, experimentar coisas novas e explorar diferentes perspectivas. Previsão para 05/12/2025
Este é um bom dia para vocalizar seus sentimentos. Ao falar sobre um problema em voz alta, você eventualmente encontrará uma solução. Ao externalizar o que está acontecendo na sua cabeça, o problema fica mais fácil de lidar. Manter tudo dentro dá muito pouco espaço para se movimentar. Você está mais perto de uma solução do que pensa. Encontre sua voz e a resposta o encontrará. Previsão para 05/12/2025
Há muito o que conversar. A parte difícil é encontrar um motivo para parar de falar. Quando alguém menciona filosofia ou religião, parece que as comportas se abrem. Você ficará ocupado por algumas horas enquanto participa de uma discussão. Sua mente vai pular e você ficará feliz em considerar muitas perspectivas, embora você tenha a última palavra sobre aquilo em que acredita. Previsão para 05/12/2025