Três em cada dez domicílios no país ainda não contam com rede de esgoto, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua: Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2023, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (20). Ao todo, 69,9% das casas e apartamentos contam com esse serviço de saneamento básico. Aos demais domicílios, ele ainda não chegou.
A pesquisa mostra que entre 2019 e 2023, o percentual de domicílios com esgoto aumentou 1,8 pontos percentuais, passando de 68,1% para os atuais 69,9%. Os maiores crescimentos no atendimento foram nas regiões Norte e Nordeste, que seguem, contudo, sendo as regiões com os menores percentuais de atendimento.
A Região Norte passou de 27,3%, em 2019, para 32,7%, em 2023, dos domicílios conectados à rede de esgoto. Já o Nordeste passou de um atendimento de 47% para 50,8%. Na outra ponta, a Região Sudeste é a mais atendida, com 89,9% dos domicílios com esgoto.
O saneamento básico, que compreende também serviços como coleta de lixo e acesso a água potável, é considerado um direito humano fundamental pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, é assegurado pelo direito à dignidade da pessoa humana, previsto na Constituição.
Pelo Novo Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026, de 2020) esses serviços devem ser universalizados. Em 2033, 99% dos brasileiros deverão contar com água tratada em suas torneiras, enquanto 90% deles deverão ter acesso à coleta e ao tratamento de esgotamento sanitário.
Os dados da Pnad mostram ainda que, em 2023, 98,1% dos domicílios do Brasil tinham banheiro de uso exclusivo. Em áreas urbanas, 99,4% dos domicílios contavam com banheiro e 78% tinham acesso à rede geral de esgotos. Entre os domicílios em situação rural, 88,4% tinham banheiro e, em apenas 9,6%, o escoamento do esgoto era feito pela rede geral ou fossa séptica ligada a essa rede.
De acordo com a pesquisa, 15,2% dos domicílios tinham, em 2023, “outro tipo de esgotamento sanitário”, o que significa que aproximadamente 11,8 milhões de domicílios no país direcionavam os dejetos provenientes do banheiro ou sanitário a fossa rudimentar para valas, rios, lagos ou mar, entre outras formas de escoadouro.
Acesso à água potável
Em relação ao acesso à água própria para o consumo humano, a pesquisa mostra que, ao longo do período de 2016 a 2023, não houve expansão do percentual de domicílios que tinham a rede geral como o principal meio de abastecimento de água no país. Em 2016, 85,8% dos lares estavam conectados à rede geral de distribuição. Em 2023, esse percentual foi 85,9%.
Os dados mostram ainda que há grande diferença no abastecimento dos domicílios em áreas urbanas e rurais. Em 2023, enquanto em áreas urbanas 93,4% dos domicílios tinham como fonte de abastecimento de água a rede geral, apenas um em cada três, ou seja, 32,3% dos domicílios em áreas rurais contavam com esse abastecimento. A área rural da Região Nordeste tem percentual de atendimento superior ao restante do país, 43,9%.
As regiões Norte e Nordeste têm o menor percentual de domicílios conectados à rede geral de distribuição, 60,4% e 81,1% respectivamente. No Norte, 22% contavam com poço profundo ou artesiano e 11,3% com poço raso, freático ou cacimba, outros 2,7% contam com a água de fontes ou nascentes. O estado com o menor percentual de domicílios com acesso à água encanada é o Pará, com 49,6%.
Na outra ponta, o Sudeste tem o maior percentual de domicílios com o abastecimento da rede geral, 91,8%. A unidade da federação com o maior percentual é o Distrito Federal, com 96,5%.
De acordo com o economista analista da Pnad Wiliam Araujo Kratochwill, as ampliações do abastecimento, sejam de água ou esgoto, são demoradas. “A implantação de um sistema de distribuição de água não é algo que se faz em um mês, é algo que demanda planejamento, custos elevados de implantação, passar tubulação por toda a cidade, testar, depois fazer a ligação em cada domicílio. Então, é um processo moroso e com custo bastante elevado”, diz.
Ele ressalta que ao longo desses anos aumentou também o número de domicílios. Em 2023. são 10 milhões a mais que em 2016. Dessa forma, como o percentual de atendimento se manteve, significa que novas residências foram conectadas às redes de abastecimento, mas isso não foi suficiente para que houvesse aumento no percentual de atendimento. “O investimento teria que ser ainda maior para que percebêssemos um aumento do percentual de domicílios ligados à rede de abastecimento de água, à rede coletora de esgotos”.
Coleta de lixo
De acordo com a Pnad, entre 2016 e 2023 aumentou o percentual de domicílios com coleta de lixo direta por serviço de limpeza, que passou de 82,7% para 86,1%. A região com o menor percentual de domicílios atendidos foi o Nordeste, com 75,8%, e a região com o maior atendimento foi a Centro-Oeste, com 91,6%. O Nordeste, no entanto, teve a maior expansão desse indicador, passando de de 67,4% dos domicílios, em 2016, para os atuais 75,8%.
O estudo destaca que embora tenha sido observado um aumento da coleta direta, em 2023 havia cerca de 5 milhões de domicílios (6,6%) que queimavam o lixo na propriedade. Isso ocorre principalmente nas regiões Norte, com 15,4%, e Nordeste, com 13,9%. Considerando apenas as áreas rurais, esse era o principal destino dado ao lixo, em 51% das propriedades.
Condições dos domicílios
Em 2023, havia 77,7 milhões de domicílios no país. A maior parcela era concentrada no Sudeste (43,4%), seguida pelas regiões Nordeste (26,3%), Sul (14,7%), Centro-Oeste (7,9%) e Norte (7,7%). O maior índice era de casas, 84,6%. Os apartamentos representavam 15,2%. Em 2016, esss pércentuais eram, respectivamente, 86% e 13,8%.
Segundo a Pnad, em 2023 a maioria dos domicílios (89,1%) tinha as paredes externas construídas de alvenaria ou taipa com revestimento. Essa porcentagem representou aumento em relação a 2022 (88,6%) e a 2016 (88,2%).
Por outro lado, no ano passado, os domicílios com paredes externas de alvenaria ou taipa sem revestimento representavam 6,5% do total, o que equivale a aproximadamente 5 milhões de residências, representando crescimento em relação a 2016 (6,4%), quando havia 4,3 milhões de domicílios nessas condições.
Já os domicílios com paredes externas de madeira apropriada para construção representavam 3,9% do total, o que representa queda em relação a 2016 (4,8%).
Kratochwill destaca como positivo o aumento de domicílios com revestimento. “Quando observamos as grandes regiões, o Norte deu um grande salto, aumentou em 8,7 pontos percentuais, passou de 61,6% para 70,3% dos seus domicílios, tendo essa parede, como as pessoas na cidade conhecem, a parede ali de algum tipo de alvenaria, revestida, pintadinha”. Ele explicou que “uma moradia sem revestimento é aquela que você olha e está ali, você vê o tijolo exposto. Essa é sem revestimento”.
Os dados mostram ainda que embora tenha havido avanços, 0,5% das moradias, o que representa aproximadamente 360 mil domicílios, ainda apresenta condições precárias, têm as paredes feitas de materiais como madeira aproveitada de tapumes e embalagens.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Seu saco pode estar acordado hoje em reação à forte opinião de alguém. Você não quer recuar, Áries. O fogo queima quente dentro de você. Use esse poder com sabedoria. Tente não usá -lo de uma maneira agressiva para aqueles que você não deseja ofender. Observe suas costas e mantenha sua energia pura. Você tem o poder de afetar várias pessoas. Previsão para 11/08/2025
Mova -se com ousadia em direção aos seus sonhos hoje, Touro. Seu senso de realidade pode não estar perfeitamente em sintonia com a situação real, mas não se preocupe. Coloque asas nos seus sapatos e voe na estratosfera. Empurre os limites. A única maneira de crescer é se você for além do seu modo de existência normal. Este é o seu dia para subir para o grande além. Previsão para 11/08/2025
Há uma ação extra em seu dia hoje, Gêmeos, então vá em frente. Não lute contra a onda de apoio não convencional que está se formando na sua porta dos fundos. Há muita energia potencial à sua disposição. A única coisa que o impede de aproveitar é sua própria mente. Não tenha tanto medo daquilo que pode realmente ajudá -lo. Abra sua mente e deixe o novo em sua vida. Previsão para 11/08/2025
Hoje é um ótimo dia para você. Você deve se comunicar muito, câncer. Fale em enigmas e diga suas frases para trás. Seja fantasioso e estranho. A maioria das informações será transmitida de maneira não verbal. Deixe seu lado selvagem brilhar. Use a coisa mais maluca do seu armário. Não ceda à norma social apenas porque é o que foi feito repetidamente. Previsão para 11/08/2025
Suas emoções e fantasias estão fortemente amarradas hoje, Leo. Deixe seus sentimentos se deleitarem em um estado surreal. Deixe seus devaneios filtrarem suas decisões. Você pode sentir eletricidade no ar, então vá em frente. Há muita energia criativa disponível para você, extremamente potente. Essa energia tem um efeito ativador que o ajudará a sair do sofá. Previsão para 11/08/2025
Você deve desfrutar de um bom humor hoje, então vá em direção a algo em que acredita, Virgem. Certamente haverá um elemento mágico até hoje em que você não deve apenas acreditar, mas também incentivar. Milagres são possíveis se você acredita. Deixe sua mente fantasiosa perceber algo do nada. Incline -se para o novo e não convencional. Os tempos estão mudando rapidamente. Previsão para 11/08/2025
Não acontecerá muito até você decidir desistir de alguns vícios que têm um efeito sério no seu bem-estar, Libra. Perceba que, se houver certas coisas que o controlam, você não tem controle total sobre sua vida. Tente não lutar contra essa verdade. Simplesmente aceite que essas coisas existem em seu mundo e entenda que você pode coexistir sem ter que se render ao poder deles. Previsão para 11/08/2025
Este é um dia de turbilhão para você. Você finalmente sentirá que está recuperando as coisas, Escorpião. Qualquer atraso que você sentiu nos últimos dias será eliminado. Seu motor está em alta velocidade. Você tem mais uma sensação do que deseja. Não se preocupe com a forma como você vai conseguir. Concentre -se mais em defini -lo com precisão. Previsão para 11/08/2025
Tente não balançar muito o barco hoje, Sagitário. Segure rapidamente o seu ponto de vista, mas não desça quando outras pessoas não compartilham seus sentimentos. Você pode sentir o desejo de tirar as pessoas, mas percebe que provavelmente é melhor segurando sua língua. Deixe seus devaneios o levarem para longe da realidade atual. Seu mundo imaginário será o seu aliado mais próximo. Previsão para 11/08/2025
Deixe a criança sair e brincar, Capricórnio. Volte e aprecie seu estado mais primitivo. Algumas das lições mais importantes da vida são as que você aprendeu quando era criança. Retorne a esse estado de espírito e abraça a simplicidade da vida que você experimentou então. A vida só é complicada porque você faz isso. Lembre -se de como era viver sem cuidado e viver dessa maneira novamente. Previsão para 11/08/2025
Tente não ser um pau na lama hoje, Aquário. Outras pessoas não vão querer reservar um tempo para arrastá -lo. Tome a iniciativa. Se você quiser se divertir, crie -o. A maior parte desta equação é a sua atitude. Outras pessoas podem sentir sua natureza ciumenta, então não pense que você está enganando ninguém. Deixe os outros viverem suas vidas. Você precisa se concentrar por conta própria. Previsão para 11/08/2025
Seja um pouco egoísta, Peixes. Seja honesto e direto com o que você deseja. Não há necessidade de bater no mato simplesmente porque você quer poupar os sentimentos de alguém. Você fará um favor a todos, colocando -o claramente. Evite jogar jogos mentais apenas para ver o quanto você pode torcer as pessoas em nós. Tais ações mais tarde voltarão a assombrá -lo. Previsão para 11/08/2025