O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta quarta-feira (30), o julgamento que definirá o futuro das demarcações das Terras Indígenas (TIs) no Brasil.
A Corte vai analisar a ação de reintegração de posse movida pelo governo de Santa Catarina contra o povo Xokleng, referente à TI Ibirama-Laklãnõ, onde também vivem os povos Guarani e Kaingang. Em 2019, o STF deu status de “repercussão geral” ao processo, o que significa que a decisão servirá de diretriz para a gestão federal e todas as instâncias da Justiça no que diz respeito aos procedimentos demarcatórios.
Os ministros também vão analisar a determinação do ministro Edson Fachin, de maio do ano passado, de suspender os efeitos do Parecer 001/2017 da Advocacia-Geral da União (AGU). A norma oficializou o chamado “marco temporal”, entre outros pontos, e vem sendo usada pelo governo federal para paralisar e tentar reverter as demarcações. Na mesma decisão do ano passado, Fachin suspendeu, até o final da pandemia da Covid-19, todos os processos judiciais que poderiam resultar em despejos ou na anulação de procedimentos demarcatórios. Essa determinação também deverá ser apreciada pelo tribunal.
O “marco temporal” é uma interpretação defendida por ruralistas e setores interessados na exploração das TIs que restringe os direitos constitucionais dos povos indígenas. De acordo com ela, essas populações só teriam direito à terra se estivessem sobre sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. Alternativamente, se não estivessem na terra, precisariam estar em disputa judicial ou em conflito material comprovado pela área na mesma data.
A tese é injusta porque desconsidera as expulsões, remoções forçadas e todas as violências sofridas pelos indígenas até a promulgação da Constituição. Além disso, ignora o fato de que, até 1988, eles eram tutelados pelo Estado e não podiam entrar na Justiça de forma independente para lutar por seus direitos.
O julgamento estava marcado anteriormente para 11 de junho, mas foi suspenso por um pedido de "destaque" do ministro Alexandre de Moraes, um minuto após começar. Os demais ministros sequer chegaram a depositar seus votos. Apesar disso, o voto do relator, ministro Edson Fachin, foi divulgado.
O julgamento será transmitido pela TV Justiça, com apresentação e debate dos votos. Não há garantia que seja concluído nessa data ou mesmo na sessão extraordinária, já marcada para o dia seguinte (1º de julho), porque os ministros podem pedir para avaliar o processo melhor, com um pedido de “vistas”, suspendendo-o e transferindo-o para uma data incerta.
A TI Ibirama-Laklãnõ está localizada entre os municípios de Doutor Pedrinho, Itaiópolis, Vitor Meireles e José Boiteux, 236 km a noroeste de Florianópolis (SC). A área tem um longo histórico de demarcações e disputas, que se arrasta por todo o século XX, no qual foi reduzida drasticamente. Foi identificada por estudos da Fundação Nacional do Índio (Funai) em 2001, e declarada pelo Ministério da Justiça, como pertencente ao povo Xokleng, em 2003. Os indígenas nunca pararam de reivindicar o direito ao seu território ancestral.
O que dizem os participantes do processo?
“A demora na demarcação das terras indígenas é muito preocupante. Porque, a cada tempo que se passa, se encontram grandes dificuldades para a demarcação de terra no Brasil. Os povos indígenas precisam ter reconhecidos seus direitos tradicionais. E nós gostaríamos que fosse julgada a repercussão geral, que fosse a favor, que não se falasse mais em marco temporal.”
Brasílio Priprá, uma das principais lideranças Xokleng
“A gente espera que o Supremo possa adotar uma interpretação mais justa, razoável, e que possa ajudar a efetivar direitos. E não mais utilizar, por exemplo, a tese do marco temporal, para limitar o reconhecimento de direitos a nós, povos indígenas... o que já vem acontecendo nos últimos dez anos. Mas também pode fortalecer a nossa luta nesse enfrentamento com os outros poderes, que utilizam do marco temporal como um critério para restringir direitos”.
Samara Pataxó, advogada da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib)
“A forma como o povo perdeu o território foi a forma mais violenta, mais vil, mais terrível. Houve, no início do século passado, a demarcação sem critérios técnicos. Perdeu-se, na década de 1920, parte significativa do território. Em 1950, a mesma coisa. Depois, a construção de uma barragem levou as melhores terras. E nesse contexto se dá a disputa do povo Xokleng, para que de fato seja garantida a devolução dessas áreas roubadas”.
Rafael Modesto, advogado da comunidade Xokleng e também assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).
Levante Pela Terra
Povos indígenas de todas as regiões do país têm se mobilizado contra a tese do marco temporal. Desde o dia 8 de junho, em torno de 850 lideranças, de 50 povos, estão mobilizadas no acampamento Levante Pela Terra, em Brasília, contra o avanço da agenda anti-indígena do governo Bolsonaro e da bancada ruralista no Congresso.
“O levante é um chamado da terra a todos os povos do Brasil para que nós mostremos para esse genocida quem são os verdadeiros donos da terra. Estamos em Brasília pela garantia dos nossos direitos originários e para dizer ‘fora Bolsonaro genocida, e seus projetos maquiavélicos contra as populações indígenas’”, afirma Kretã Kaingang, coordenador da Apib.
Nos territórios, há semanas os povos indígenas têm se mobilizado contra o “pacote da maldade” que tramita no Congresso Nacional, a exemplo do Projeto de Lei 490/2007, que abre as terras indígenas para a exploração econômica predatória e inviabiliza, na prática, novas demarcações. Nos “trancaços” de rodovias, rituais e rezas, os povos também se posicionam contrários à tese do marco temporal, que busca restringir os seus direitos constitucionais.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Embora as tendências de longo prazo em sua vida possam não estar indo exatamente da maneira que você deseja, Áries, você certamente tem muitos prazeres de curto prazo para desfrutar, especialmente hoje. Sinta-se à vontade para se entregar a coisas que normalmente você diria não. Agora há uma grande oportunidade de formar um vínculo extremamente poderoso com alguém próximo a você. Encontre essa conexão mergulhando nas coisas que você mais gosta de fazer. Previsão para 30/01/2026
Você pode estar ansioso para encaixar as coisas da sua vida em compartimentos, Touro. Quando se trata de questões de amor e romance, isso pode ser difícil de fazer, especialmente num dia como hoje. Invoque o seu espírito pioneiro para buscar algo novo e não se limitar ao que originalmente tinha em mente. Talvez haja algo maior e melhor esperando por você. Você só o encontrará se ousar aceitar algo fora da norma. Previsão para 30/01/2026
Você pode querer voltar a ser um estudante do ensino fundamental, Gêmeos, apenas passando pela puberdade e se juntando às outras crianças em discussões animadas sobre quem gosta de quem e quem sai com quem. Siga seu capricho com ligações para amigos próximos que ficariam felizes em compartilhar sua natureza infantil. Use algo vermelho hoje para servir como um lembrete do brilho do seu coração amoroso. Previsão para 30/01/2026
Tenha cuidado ao se envolver com pessoas descuidadas ou inconstantes, Câncer, principalmente quando se trata de assuntos do coração. Suas ternas emoções são sensíveis demais para suportar a negligência, a franqueza e, em última análise, a rejeição de alguém que simplesmente não era uma boa pessoa para você conviver. Tente não se investir emocionalmente em situações ou pessoas hoje. Previsão para 30/01/2026
Sua sorte acaba de mudar no que diz respeito a questões de amor e romance, e uau! Melhorou, Leo! Você deveria estar sentado nas nuvens hoje quando se trata de assuntos do coração. Se, por algum motivo, você não estiver, talvez deva considerar quem está sentado ao seu lado naquela nuvem. Talvez seja hora de mudar. Este é o seu dia para ser feliz. Previsão para 30/01/2026
O romance está no ar, Virgem, e de repente você percebe que ao seu redor casais caminham de mãos dadas, trocando olhares de saudade. Isso pode fazer você pensar sobre sua própria situação. Se você quiser avançar em direção a alguém no departamento de amor e romance, sinta-se à vontade para ir em frente, mas não fique muito preso a resultados positivos. Se você tiver muitas esperanças, poderá acabar caindo fortemente. Apenas vá com calma. Previsão para 30/01/2026
Sua natureza otimista e ativa é exatamente o que atrai as pessoas para você, Libra. A atenção provavelmente se voltará em sua direção hoje, quando conhecidos sociais perceberem que você é uma pessoa incrivelmente capaz. Concentre-se nos seus pontos fortes e acentue esses pontos em tudo que fizer. As pessoas ao seu redor acharão você irresistível. Você tem luz verde sólida quando se trata de amor e romance esta noite. Previsão para 30/01/2026
Hoje é um daqueles dias em que você pode se sentir letárgico e desanimado, Escorpião. Por alguma razão, mesmo que você sinta uma necessidade incontrolável de se levantar e fazer alguma coisa, parece que há um peso de duas toneladas bem em cima da sua cabeça. Enquanto isso, todo mundo está fora e correndo. Você provavelmente está melhor assim. Aprenda com os erros dos outros quando eles caem de cara no chão. Reúna informações para saber melhor como proceder sozinho quando o peso for retirado. Isso acontecerá em breve. Previsão para 30/01/2026
Seu coração tende a bater muito mais rápido do que o normal, Sagitário. O amor está no ar, nas árvores e nas pessoas ao seu redor. Faça o que fizer hoje, certifique-se de passar a noite com alguém especial. O amor pode ser muito expansivo para você. Apenas a menor semente florescerá em uma linda flor bem diante de seus olhos. Experimente a sensação de corpo inteiro de estar imerso no amor pelo mundo ao seu redor. Previsão para 30/01/2026
É mais do que provável que tenha havido pelo menos um momento em sua vida em que você se sentiu como o feio esquivando-se, Capricórnio. Talvez isso tenha algo a ver com o seu peso. Quer esse sentimento de insegurança ou constrangimento tenha sido auto-imposto ou não, é hora de se livrar de tais pensamentos e sentimentos. Hoje é um dia para amar cada pedacinho de si mesmo. Tenha orgulho do seu corpo por dentro e por fora. Previsão para 30/01/2026
Os duelos de amor e romance podem chegar a um clímax crítico, Aquário, e você descobrirá que a pessoa que o está desafiando tem um pouco de pólvora à sua disposição. Seus melhores trunfos são suas habilidades de comunicação e de ver os dois lados de uma questão. O segredo é não se envolver muito emocionalmente, embora seja muito mais fácil falar do que fazer. Previsão para 30/01/2026
Suas emoções extremamente avassaladoras podem assustar as pessoas hoje, Peixes, especialmente quando se trata de assuntos que envolvem relacionamentos íntimos. A menos que o resultado desejado seja convencer todos ao seu redor de que você é completamente louco, talvez seja melhor recuar. Deixe outra pessoa assumir a liderança hoje e você ficará agradavelmente surpreso com o destino que você e essa pessoa especial terão. Previsão para 30/01/2026