O Brasil tem 16,390 milhões de pessoas que moram em favelas e comunidades urbanas. Isso representa 8,1% do total de 203 milhões de habitantes no país, ou seja, de cada 100 pessoas, oito vivem nesses locais. Os dados fazem parte de um suplemento do Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa apontou que há 12.348 favelas em 656 municípios Brasil afora.
Os pesquisadores do IBGE consideram favelas e comunidades urbanas localidades com características como insegurança jurídica da posse, ausência ou oferta precária ou incompleta de serviços públicos, padrões urbanísticos fora da ordem vigente e ocupação de áreas com restrição ou de risco ambiental.
Até o Censo anterior, de 2010, o instituto adotava a expressão “aglomerados subnormais” para se referir às favelas. Em 2010, o IBGE tinha identificado 11,4 milhões de pessoas em 6.329 aglomerados subnormais, o que equivalia a 6% da população.
Os pesquisadores advertem que é preciso cuidado ao fazer a comparação entre 2010 e 2022, pois nesse intervalo de tempo aconteceram melhorias tecnológicas e metodológicas na identificação dos recortes territoriais.
A analista do IBGE Letícia de Carvalho Giannella explica que os avanços técnicos resultaram no mapeamento de áreas não identificadas anteriormente e no ajuste de limites. Dessa forma, ressalta ela, “a comparação entre o resultado das duas pesquisas apresenta limitações e não deve ser realizada de forma direta”.
“Quando a gente olha a variação de população, o aumento de território, sem essa crítica, o que pode parecer como um simples crescimento demográfico pode ser fruto, na realidade, de uma melhoria do mapeamento, das condições de classificações dessas áreas”, completa.
Distribuição
O IBGE detalhou que 43,4% dos moradores de favelas estão na região Sudeste. São 7,1 milhões. No Nordeste estão 28,3% (4,6 milhões); no Norte, 20% (3,3 milhões); no Sul, 5,9% (968 mil); e no Centro-Oeste, 2,4% (392 mil).
O estado de São Paulo tem a maior população de residentes em favelas, 3,6 milhões, seguido por Rio de Janeiro (2,1 milhão) e Pará (1,5 milhão). Os três estados juntos respondem por 44,7% do total de habitantes de comunidades do país. A maior favela é a Rocinha, no Rio de Janeiro, com 72.021 moradores.
Em proporção, o Amazonas tem a maior parcela de pessoas morando em favelas (34,7%). Isso equivale dizer que praticamente um em cada três moradores do estado vive em alguma comunidade.
O Amapá aparece na sequência com proporção de 24,4%. Pará (18,8%), Espírito Santo (15,6%), Rio de Janeiro (13,3%), Pernambuco (12%), Bahia (9,7%), Ceará (8,5%), Acre (8,3%) e São Paulo (8,2%) completam a lista de estados em que a proporção é maior que a média nacional (8,1%).
O Mato Grosso do Sul tinha a menor parcela de pessoas vivendo em favelas (0,6%), seguido por Goiás (1,3%) e Santa Catarina (1,4%).
Fenômeno urbano
O Censo observou que nas 26 grandes concentrações urbanas do país – espécie de região metropolitana que tenha mais de 750 mil habitantes – viviam 83,6 milhões de pessoas. Dessas, 13,6 milhões residiam em favelas, ou seja, 16,2%, o dobro da proporção de todo o país (8,1%).
O IBGE destaca também que os moradores das 26 grandes concentrações urbanas eram 41,2% do total da população brasileira, enquanto os moradores de favelas dessas regiões específicas somavam 82,6% do total de residentes em comunidades Brasil afora.
De acordo com a analista Letícia Giannella, a comparação é uma demonstração de que as favelas são um fenômeno marcadamente urbano. “É um indicativo que mostra a concentração dessas áreas e dessas populações nas regiões mais urbanizadas”, pontua.
As grandes concentrações urbanas com maior proporção de habitantes morando em comunidades eram Belém (57,1%), Manaus (55,8%), Salvador (34,9%), São Luís (33,2%), Recife (26,9%) e Vitória (22,5%). A concentração do Rio de Janeiro figurava na 11ª posição (14,8%); e a de São Paulo na 13ª (14,3%).
Já as grandes concentrações urbanas com os percentuais mais baixos eram Campo Grande (0,9%), São José dos Campos/SP (1%), Goiânia (1,5%) e Sorocaba/SP (1,8%).
Domicílios
O Censo 2022 identificou que 72,5% das favelas brasileiras tinham até 500 domicílios, enquanto 15,6% possuíam de 501 a 999, e 11,9% tinham mais de 1 mil domicílios.
Ao todo, o IBGE contou 6,56 milhões de domicílios nas favelas brasileiras, o que representava 7,2% do total de lares do país. Desses, 5,56 milhões foram classificados como domicílios particulares permanentes ocupados (DPPO), onde moram 99,8% da população de favelas.
A pesquisa mostra que o número médio de moradores dos domicílios em favelas era de 2,9 pessoas, levemente acima da média do total da população brasileira, 2,8. Em 2010, a média nas favelas era 3,5 pessoas; e a do país como um todo, 3,3.
Os recenseadores identificaram que 96,1% dos domicílios em favelas são casas, incluindo as de vila ou em condomínios. No total da população brasileira, a proporção é de 84,8%.
O IBGE coletou informações sobre as condições dos lares em favelas. Em relação ao abastecimento, identificou que 89,3% dos domicílios particulares permanentes ocupados tinham ligação com rede geral de distribuição. No total do país, esse percentual é menor, 87,4%.
Os pesquisadores fazem a ressalva de que o total do país inclui áreas rurais, que podem dispor de formas próprias de abastecimento de água, esgotamento e coleta de lixo, fazendo com que números relativos a características dos domicílios das favelas sejam melhores que o do total nacional.
Em relação ao esgotamento, 61,5% dos domicílios nas favelas tinham ligação com rede geral ou pluvial e fossa séptica ou filtro ligada à rede. No total do país, o percentual é de 65% nessas condições. Praticamente todos os lares em favelas (99%) tinham banheiro de uso exclusivo.
Enquanto no total do país 83,1% dos lares possuem coleta de lixo no domicílio, nas favelas o percentual cai para 76%. Para outros 20,7%, a destinação do lixo é via depósito em caçambas.
Estabelecimentos
As favelas brasileiras possuíam 958 mil estabelecimentos em 2022. A grande maioria, 616,6 mil, era classificada como “outras finalidades”, o que inclui atividades como comércio e serviço. Havia 50,9 mil estabelecimentos religiosos; 7,9 mil de ensino; 2,8 mil de saúde e 995 agropecuários. Cerca de 280 mil estavam em construção ou reforma.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
O prazer físico pode estar no topo da sua lista de prioridades hoje, Áries. Você pode querer ir ao seu restaurante favorito e fazer uma ótima refeição, incluindo vinho, aperitivos e sobremesa. Ou você pode se sentir especialmente enérgico e deseja levar seu parceiro para um tratamento completo de spa. Quaisquer que sejam seus desejos, exercite alguma restrição, você pode obter uma coisa boa demais! Previsão para 11/05/2025
As questões do amor podem ser muito intensas hoje, Taurus. Você pode estar tendo uma semana difícil. Seu parceiro pode ser especialmente exigente do seu tempo e energia. Pode ser um bom dia para agendar um tempo sozinho. Faça uma massagem, sauna ou banheira de hidromassagem - sozinha - e simplesmente relaxe. Dessa forma, você será mais revigorado quando se encontrar com o seu amado à noite. Previsão para 11/05/2025
Você esperava um dia tranquilo no trabalho, Gêmeos, mas muitas ligações podem aparecer no seu caminho. Você pode ter que fazer malabarismos com vários de uma só vez. Não tente lidar com todos os problemas. Exercite suas habilidades de triagem e cuide dos mais prementes. Deixe os outros irem, se necessário. Você não está fazendo nenhum favor a ninguém, ficando muito distraído. Mesmo você pode ser menos do que completo quando sobrecarregado. Previsão para 11/05/2025
Você estava planejando fazer compras hoje, câncer? Se puder, adie até amanhã. Você pode ser tentado por muitos itens que parecem maravilhosos na loja, mas nada mais é do que um incômodo quando você os leva para casa. Se você deve ir, faça um esforço para ignorar as lojas onde você pode cair nessa armadilha. Você não quer ter que fazer uma segunda viagem para trazer de volta retornos. Previsão para 11/05/2025
Você parece especialmente atraente hoje, Leo, e está fazendo maravilhas para sua auto-estima. Até os membros do seu aviso doméstico. Mas você provavelmente se sente mais como ficar do que sair. Se você deseja que um parceiro romântico observe como você está, pode ser uma boa idéia estender um convite para visitar sua casa. Você poderá ficar e ainda será admirado pelo que você mais ama! Previsão para 11/05/2025
Hoje, Virgem, você pode querer fazer uma declaração de amor não qualificada. Tudo bem se você estiver envolvido por um tempo, embora possa sobrecarregar seu parceiro. Se o relacionamento for novo, cuidado! Isso pode parecer muito cedo. Seu amigo pode responder recuando ou até desaparecendo. Use restrição ou você pode ter o efeito oposto ao que deseja. Previsão para 11/05/2025
Um amigo pode oferecer um presente hoje, Libra. Pode envolver dinheiro, favores, tempo, itens que você precisa ou outra coisa. Esteja discriminando o que você aceita e certifique -se de oferecer retribuir. Insistir, se você precisar. Por mais generoso que seu amigo possa ser agora, mais tarde ele ou ela pode se sentir usado ou chamado em alguns favores que você não está disposto a executar. Aceite graciosamente, dentro de limitações. Previsão para 11/05/2025
A tentação de ocupar o centro do palco pode ser muito forte para resistir, Escorpião. Alguém pode pedir que você conte uma história. Seu presente com palavras e imaginação vívida deve atendê -lo bem. Mantenha -o breve. Se você demorar muito, seus amigos poderiam se mexer. Cronometrar seu desempenho assistindo suas expressões. Faça certo e você será solicitado a fazê -lo novamente. Previsão para 11/05/2025
Uma reunião pode trazer muitas boas notícias e informações úteis, Sagitário. O problema é que pode haver muito. Você vai querer se lembrar de tudo, mas sua memória pode não ser tão nítida como de costume. Antes de participar de uma reunião, pegue um caderno e caneta. Dessa forma, você pode escrever o que quiser mais tarde. Previsão para 11/05/2025
Você geralmente gosta de seus sonhos, Capricórnio, tanto o processo de sonho e analisando -os mais tarde. Mas hoje à noite você pode ter muitos para acompanhar. Embora você provavelmente se lembre dos mais significativos, pode ser frustrante se você esquecer algum deles. Este pode ser o dia para começar um diário dos sonhos, se você não tiver um. Divirta-se! Previsão para 11/05/2025
Muitos convites para eventos sociais podem vir hoje, Aquário. Pode ser uma noite quando você quer relaxar em casa, mas você não vai querer dizer não a ninguém. Analisar cada convite. Considere a localização, o anfitrião, outros convidados - o que parece mais significativo para você. Participe apenas daqueles que você pensa que realmente vai gostar. Siga seu coração. Previsão para 11/05/2025
Hoje você pode trabalhar em sua prática ou estudos espirituais, Peixes. Você pode ler um livro sobre o assunto, participar de uma palestra ou praticar algum tipo de disciplina, como ioga ou meditação. A única ressalva é não tentar fazer muito de uma vez. Você pode se cansar. Concentre -se em uma coisa de cada vez. A informação ainda estará lá amanhã! Previsão para 11/05/2025