Os bancos e corredores da Catedral da Sé, no centro da capital paulista, ficaram lotados no início da tarde desta segunda-feira (21), para acompanhar a missa em homenagem ao papa Francisco, que morreu pela manhã. A missa, que teve início às 12h, foi celebrada pelo cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo.
No altar, ao lado de muitas flores, estava uma foto do papa. “Hoje fomos surpreendidos com a notícia do falecimento do papa Francisco. O papa Francisco, se eu pudesse dizer, escolheu um belo dia para morrer: uma segunda-feira da Páscoa, para dizer que a morte é redimida pela vida e pela ressurreição”, disse o cardeal aos fiéis ao iniciar a celebração.
Durante a homilia, o cardeal exaltou a vida de Francisco e sua missão junto à Igreja Católica. “O papa Francisco deixou uma marca importante na vida da Igreja e da humanidade. Naturalmente, nesses dias se farão muitas análises sobre a vida e o pontificado do papa Francisco. Mas uma coisa é certa: primeiramente, ele foi uma pessoa muito humana. E assim foi até o final. Nunca escondeu sua condição humana, mesmo em sua fragilidade. Não escondeu sua condição de cadeirante, quando não pôde mais caminhar. Não escondeu sua condição de enfermo, quando já tomava medicamentos muito fortes para as dores que sofria e suas artroses. E, mesmo no hospital, durante as semanas de internação, ele pediu que não fosse escondida sua condição de enfermo”, disse o cardeal.
Para dom Odilo, o papa deixa um grande exemplo de vida para a humanidade.
“Desde os pobres, os idosos, as crianças não desejadas, passando pelos migrantes indesejados, pelos refugiados, por aqueles que economicamente não contam e por aqueles que, ideologicamente ou religiosamente, pensam ou fazem diferente de nós, o papa Francisco deixou muito forte essa mensagem: não podemos descartar a pessoa humana. Todos são sempre filhos de Deus e, quanto mais sofre ou quanto mais é frágil, tanto mais merece nossa atenção e nosso cuidado. A condição humana é sim, também uma questão de fragilidade, não só de força ou eficiência. Creio que essa é uma mensagem do papa Francisco, de que esse mundo precisa estar presente para não ficar um mundo desumano.”
A fala de dom Odilo foi acompanhada por uma multidão presente na Catedral da Sé para homenagear o papa. Entre esses fiéis estava Elza Rosa, de 74 anos. Em pé, esperando pelo início da missa, ela disse à reportagem que o papa “era uma pessoa excelente”.
“Está doendo muito. A gente ama muito ele. Ele era uma pessoa santa e muito querida. Ele foi muito bom para nós, para o Brasil e para o mundo”, disse.
A fala de dom Odilo foi acompanhada por uma multidão presente na Catedral da Sé para homenagear o papa. Entre esses fiéis estava Elza Rosa, de 74 anos. Em pé, esperando pelo início da missa, ela disse à reportagem que o papa “era uma pessoa excelente”.
“Está doendo muito. A gente ama muito ele. Ele era uma pessoa santa e muito querida. Ele foi muito bom para nós, para o Brasil e para o mundo”, disse.
Também em pé, próximo ao altar, estava Milton Moreira, 80 anos, que destacou a humildade do papa. “Ele era tão humilde que ficou sempre ao lado dos mais necessitados. Ele deu a vida pela unidade e pela paz no mundo. É uma grandeza muito infinita.”
“O papa Francisco não tinha preconceito com nada”, ressaltou a consultora óptica Dina Cavallari, 60 anos.
“Desde a pessoa mais humilde, independente de crença ou de sexualidade, ele sempre teve uma mente muito aberta. Gostava dele porque ele apoiava todas as classes. A igreja lotada hoje dá uma demonstração de muito carinho e de uma perda muito grande para nós”, lamentou Dina Cavallari.
Para a consultora, o novo papa, que será escolhido em conclave, deve “ter um pensamento mais atual para dar seguimento ao que está acontecendo no mundo hoje e ser um papa atualizado com a situação em que o mundo se encontra”.
Coletiva
Pouco antes de celebrar a missa na Sé, o cardeal dom Odilo Scherer conversou com jornalistas e falou sobre a importância do papa Francisco para a Igreja Católica. “Nós temos muito agradecer a Deus pela vida do papa Francisco que foi escolhido como pontífice no Conclave 2013 e deu uma grande contribuição para a Igreja dar passos adiante na linha da prática do Concílio Vaticano II”, exaltou. “Um dos destaques desse pontificado foi a continuidade da implantação do Concílio Vaticano II no que diz respeito à própria Igreja, de tornar a Igreja realmente mais missionária, não voltada para dentro ou apenas cuidando de si, mas uma Igreja para o mundo.”
Outro aspecto que ele citou como importante desse pontificado foi o de ter “coragem em tomar medidas novas, drásticas e fazer legislações novas para corrigir uma chaga moral existente no meio de membros do clero”.
Essas chagas, explicou depois o cardeal, se referem a denúncias de abusos e de pedofilia dentro da Igreja Católica. “O papa Bento XVI já levou muito a sério essas questões, por exemplo, de corrupção moral, pedofilia e abusos sexuais dentro do clero. O papa Francisco prosseguiu nisso e fez uma legislação para claramente limpar essas situações que, naturalmente, atingem uma porcentagem muito pequena no clero. Mas acaba que todo o clero leva a fama", disse.
"O papa Francisco, justamente, pôs a mão nessa chaga e, felizmente, também com bastante firmeza e êxito. Mas isso não significa que isso está resolvido porque essa é uma condição humana que sempre pode voltar. Por isso mesmo requer tanto um cuidado com a escolha dos candidatos quanto cuidado na formação para que os sacerdotes não caiam nessa situação, não caiam nessa tentação", completou.
Segundo ele, o papa Francisco também será lembrado por ter deixado como legado a escolha por cardeais de fora do eixo europeu. “O papa escolheu muitos cardeais de regiões mais periféricas da Igreja, até mesmo em países onde a presença da Igreja é mínima para dar ocasião de ouvir e de participar”, disse. “O papa Francisco se preocupou com as periferias do mundo. As periferias sociais, as geográficas e, até mesmo, as periferias econômicas e também dentro da igreja”, acrescentou.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Pode ser difícil se concentrar. O truque é não levar nada muito emocionalmente. Mantenha as coisas do lado leve e não fique muito frustrado se não conseguir encontrar as ferramentas para cavar tão profundamente quanto gostaria. Você pode ser mais produtivo se passar rapidamente por muitos assuntos em vez de tentar se aprofundar em um em particular. Previsão para 05/12/2025
Esta é uma época do mês muito climática no aspecto emocional, e você pode atacar sem motivo aparente. Este é um momento em que quaisquer emoções que você armazenou dentro de si são forçadas a vir à tona de uma forma ou de outra. Você pode sentir que tem pouco controle sobre como expressa sentimentos. A força por trás de suas emoções é tremenda. Previsão para 05/12/2025
Certifique-se de levar algo para ler com você. Pode haver momentos em que você terá que esperar por alguém e desejará ser produtivo. Você inevitavelmente ficará impaciente e poderá ficar com raiva da pessoa que está atrapalhando o seu dia. Ter algo em que se concentrar irá acalmá-lo e fazer você sentir que não está perdendo tempo. Você poderia aproveitar completamente o tempo em vez de ficar com raiva. Previsão para 05/12/2025
Sua mente está sedenta de estímulo, então dê-lhe bastante comida para mastigar. Esse alimento pode vir na forma de uma discussão animada sobre política e acontecimentos mundiais ou talvez de um periódico excêntrico. Sua perspectiva pode mudar rapidamente, então mantenha sua mente aberta a novas ideias. As informações que surgirem serão enriquecedoras e surpreendentes. Previsão para 05/12/2025
Você pode estar em um pântano de indecisão. Seu cérebro está girando em várias direções, mas não chega a nenhuma conclusão. Trabalhe com essa energia em vez de ficar frustrado com ela. Sinta-se à vontade para examinar cada ideia minuciosamente. No momento em que você realmente tiver que tomar uma decisão, você saberá o que deseja. Por enquanto, é melhor você experimentar. Previsão para 05/12/2025
As últimas revistas e tendências de moda e cinema vão chamar sua atenção. Há uma notícia de última hora que será muito importante para você. É provável que conversas sobre esses tópicos surjam no jantar desta noite. Você terá novas informações para compartilhar com outras pessoas. Longas conversas sobre ideias atuais serão extremamente gratificantes. Previsão para 05/12/2025
Você pode se sentir um desmiolado ao esquecer onde colocou as chaves e colocar detergente na secadora com suas roupas recém-lavadas. Seu cérebro está agitado em todos os sentidos e pode ser difícil seguir em frente com qualquer coisa que você começar. Não fique muito preso a isso. Siga o fluxo sem tentar se forçar a nada que não aconteça naturalmente. Previsão para 05/12/2025
As coisas deveriam estar acontecendo do seu jeito, e você pode sentir que muita coisa está sendo feita sem que você precise levantar um dedo. Ao mesmo tempo, uma voz irritante no fundo da sua mente está lhe dizendo para tomar cuidado. Tenha todas as suas bases cobertas. Embora você possa ficar tentado a escolher o mais confortável e familiar, este é um bom momento para considerar outras perspectivas. Previsão para 05/12/2025
Seu paradigma atual pode mudar um pouco. Há uma boa chance de que suas emoções passem por uma transformação significativa hoje. Sua mente pode estar girando. Não se deixe levar pelo turbilhão mental. Você pode eliminar o jargão que sua mente pode estar alimentando, confiando em seu sexto sentido – sua intuição aguçada – para obter as respostas que procura. Previsão para 05/12/2025
Pedir um item do menu não vai satisfazê-lo hoje. Você precisa de uma mesa de bufê onde possa experimentar de tudo - isso ou uma refeição de oito pratos servida com um sorriso. Você fica feliz em compartilhar sua refeição com outras pessoas, desde que possa provar o que todo mundo está comendo também. Este é o seu dia para pular, experimentar coisas novas e explorar diferentes perspectivas. Previsão para 05/12/2025
Este é um bom dia para vocalizar seus sentimentos. Ao falar sobre um problema em voz alta, você eventualmente encontrará uma solução. Ao externalizar o que está acontecendo na sua cabeça, o problema fica mais fácil de lidar. Manter tudo dentro dá muito pouco espaço para se movimentar. Você está mais perto de uma solução do que pensa. Encontre sua voz e a resposta o encontrará. Previsão para 05/12/2025
Há muito o que conversar. A parte difícil é encontrar um motivo para parar de falar. Quando alguém menciona filosofia ou religião, parece que as comportas se abrem. Você ficará ocupado por algumas horas enquanto participa de uma discussão. Sua mente vai pular e você ficará feliz em considerar muitas perspectivas, embora você tenha a última palavra sobre aquilo em que acredita. Previsão para 05/12/2025