O Ministério de Minas e Energia vai decidir na terça-feira (15), sobre adoção do horário de verão no Brasil ainda este ano. O ministro Alexandre Silveira vai se reunir com a equipe técnica no prédio da pasta em Brasília para definir a questão.
Diante da urgência da decisão, Silveira reduziu em uma semana o período de férias e retornará ao trabalho na próxima segunda-feira (14). “O resumo da ópera é que se houver risco energético, não interessa outro assunto a não ser fazer o horário de verão”, afirmou Silveira nesta sexta-feira (11), em Roma, após participar como palestrante do último painel II Fórum Internacional Esfera.
“Se não houver risco energético, aí é um custo-benefício que terei a tranquilidade, a serenidade e a coragem de decidir a favor do Brasil e a favor do Brasil nem sempre quer dizer que vai economizar meio por cento, um por cento na conta de energia, porque qual impacto nos outros setores? Isso tem que ser um equilíbrio. Ainda bem que a política de diálogo voltou. Com essa política a gente tem tranquilidade e com muita profundidade chegar a um momento em que a gente possa mostrar com clareza qual o melhor caminho a seguir”, acrescentou o ministro, ressaltando que “não tem como não ser esta semana, porque não daria tempo de aproveitar a melhor janela que é novembro, se não for tomada a decisão, esta semana”.
De acordo com Silveira, a reunião foi marcada para terça-feira por causa da “imprescindibilidade de ser agora” e, para isso, é preciso que seja de imediato para permitir que os setores que serão impactados se preparem, embora, segundo ele, o cuidado que teve de conversar com os setores muito importantes para que se planejam.
“Se tem algo que não se pode abrir em uma política pública com essa dimensão, é a questão da previsibilidade. A importância maior do horário de verão e tem muita importância é entre 15 de outubro e 30 de novembro. Até 15 de dezembro tem uma importância vigorosa, não que ele não tenha depois, mas vai diminuindo a curva da importância dele”, disse.
Silveira destacou que o horário de verão é uma política pública aplicada mundialmente e não deve ser tratado como uma questão ideológica. “Primeiro quero registrar que o horário de verão é uma política pública que não é nacional. É implementada em vários países e em especial em países desenvolvidos. É uma política pública que não deve ser tratada como uma questão ideológica e ela foi tratada pelo governo anterior assim, simplesmente extirpando ela em 2019”, observou.
Crise hídrica
O ministro acrescentou que as usinas hídricas e hidrelétricas, quando não são, como é o caso de Belo Monte, localizada no Rio Xingu, no Pará, que não conseguiu licenciamento para fazê-la com reservatório, elas dependem naturalmente das questões pluviométricas. Os números indicam que a crise hídrica atual é grave.
Vice-Presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal,General Hamilton Mourão, durante visita a Usina Hidrelétrica de Belo Monte
Usina Hidrelétrica de Belo Monte - Foto: Bruno Batista/ VPR
“O Cemaden [Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais] apurou que desde 1950, quando ele mede a questão pluviométrica no Brasil, nós vivemos a pior crise hídrica dos últimos 73 anos, o que nos levou, se nós não tivéssemos feito medidas preventivas, como diminuir a vazão de Jupiá e Porto Primavera, corajosas que tomamos durante o ano, preservando 11% de água doce nos nossos reservatórios, hoje nós teríamos problema energético no Brasil. Não temos, temos tranquilidade para este período, mas temos que nos equilibrar entre segurança e modicidade tarifária e temos que preparar também o planejamento para 2026”, comentou.
Eleição
O ministro Alexandre Silveira disse ainda que, caso seja adotado pelo governo, o horário de verão não vai impactar o segundo turno da eleição, marcado para o dia 27 deste mês. “Se ele for decretado, não pega a eleição, porque tem que ter no mínimo 20 dias para que setores extremamente importantes se planejem, como o setor aéreo por causa das conexões internacionais e outros setores também como segurança pública”.
Ele que tudo está sendo analisado com todo o cuidado e serenidade. “Imagine a responsabilidade de uma decisão como essa de um ministro de estado. Se ele o faz sem necessidade está naturalmente tomando uma medida que tem transversalidade e tem custo em alguns setores da economia, apesar de que para outros é benéfico, mas em alguns da economia muito contundentes. Se ele não faz, e dá um problema, a responsabilidade é do ministro. Um problema energético não é um problema é um problemaço”, explicou sobre a complexidade da decisão.
O ministro lembrou que o presidente Lula já disse em entrevista que essa decisão não é política e delegou a condução dela ao seu ministro de estado. “O farei, com a coragem de quem tem que decidir. O farei muito ancorado em bases técnicas e em sensibilidade política e social, para que a gente defendendo, como eu defendo o horário de verão como política pública, só use mão dessa política pública se ela for imprescindível para assegurar energia para o Brasil e diminuir os custos que não impactem mais negativamente e faça economia para o consumidor”, completou.
ONS
Em reunião ordinária de outubro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) na quarta-feira (9), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou as projeções para o período de outubro de 2024 a março de 2025.
Os números apontam incertezas com relação ao início e condições do período úmido, ainda que alguns modelos indicarem maior nível de precipitação a partir da segunda quinzena deste mês. “Com a estiagem severa dos últimos meses, as próximas chuvas precisam, num primeiro momento, permitir que o solo recupere sua umidade para que, posteriormente, seja observada a elevação dos níveis das vazões”, informou a ONS em nota.
Conforme os dados dos dois cenários dos estudos prospectivos, as projeções de Energia Natural Afluente no Sistema Interligado Nacional (SIN) no horizonte de outubro/24 a março/25 se mostram abaixo da Média de Longo Termo (MLT). “As projeções de Energia Armazenada (EAR) indicam que o subsistema Sudeste/Centro-Oeste alcançaria ao final de março de 2025, no cenário superior, 13,8 p.p. acima do armazenamento verificado em março de 2024. No cenário inferior, esta projeção seria de 23,4 p.p abaixo ante o verificado”, acrescentou o Operador.
“No curto prazo, a análise da EAR mostra a continuidade da redução dos níveis dos reservatórios nos próximos três meses, com a recuperação dos volumes estimada para ocorrer a partir de janeiro de 2025”, afirmou na nota. No entendimento do ONS, o principal desafio identificado pelo órgão até dezembro é o atendimento da ponta de carga, horário em que a demanda atinge seu ponto máximo, que geralmente acontece entre 18h e 20h.
“As projeções indicadas pelos estudos prospectivos são utilizadas para apoiar tomadas de decisões pelo colegiado do CMSE quanto à necessidade da adoção ou permanência de medidas operacionais preventivas com vistas a aumentar a segurança do SIN. O Operador segue acompanhando a situação e os resultados das iniciativas implementadas com o intuito de assegurar o atendimento à demanda de carga do SIN”, informou.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
O prazer físico pode estar no topo da sua lista de prioridades hoje, Áries. Você pode querer ir ao seu restaurante favorito e fazer uma ótima refeição, incluindo vinho, aperitivos e sobremesa. Ou você pode se sentir especialmente enérgico e deseja levar seu parceiro para um tratamento completo de spa. Quaisquer que sejam seus desejos, exercite alguma restrição, você pode obter uma coisa boa demais! Previsão para 11/05/2025
As questões do amor podem ser muito intensas hoje, Taurus. Você pode estar tendo uma semana difícil. Seu parceiro pode ser especialmente exigente do seu tempo e energia. Pode ser um bom dia para agendar um tempo sozinho. Faça uma massagem, sauna ou banheira de hidromassagem - sozinha - e simplesmente relaxe. Dessa forma, você será mais revigorado quando se encontrar com o seu amado à noite. Previsão para 11/05/2025
Você esperava um dia tranquilo no trabalho, Gêmeos, mas muitas ligações podem aparecer no seu caminho. Você pode ter que fazer malabarismos com vários de uma só vez. Não tente lidar com todos os problemas. Exercite suas habilidades de triagem e cuide dos mais prementes. Deixe os outros irem, se necessário. Você não está fazendo nenhum favor a ninguém, ficando muito distraído. Mesmo você pode ser menos do que completo quando sobrecarregado. Previsão para 11/05/2025
Você estava planejando fazer compras hoje, câncer? Se puder, adie até amanhã. Você pode ser tentado por muitos itens que parecem maravilhosos na loja, mas nada mais é do que um incômodo quando você os leva para casa. Se você deve ir, faça um esforço para ignorar as lojas onde você pode cair nessa armadilha. Você não quer ter que fazer uma segunda viagem para trazer de volta retornos. Previsão para 11/05/2025
Você parece especialmente atraente hoje, Leo, e está fazendo maravilhas para sua auto-estima. Até os membros do seu aviso doméstico. Mas você provavelmente se sente mais como ficar do que sair. Se você deseja que um parceiro romântico observe como você está, pode ser uma boa idéia estender um convite para visitar sua casa. Você poderá ficar e ainda será admirado pelo que você mais ama! Previsão para 11/05/2025
Hoje, Virgem, você pode querer fazer uma declaração de amor não qualificada. Tudo bem se você estiver envolvido por um tempo, embora possa sobrecarregar seu parceiro. Se o relacionamento for novo, cuidado! Isso pode parecer muito cedo. Seu amigo pode responder recuando ou até desaparecendo. Use restrição ou você pode ter o efeito oposto ao que deseja. Previsão para 11/05/2025
Um amigo pode oferecer um presente hoje, Libra. Pode envolver dinheiro, favores, tempo, itens que você precisa ou outra coisa. Esteja discriminando o que você aceita e certifique -se de oferecer retribuir. Insistir, se você precisar. Por mais generoso que seu amigo possa ser agora, mais tarde ele ou ela pode se sentir usado ou chamado em alguns favores que você não está disposto a executar. Aceite graciosamente, dentro de limitações. Previsão para 11/05/2025
A tentação de ocupar o centro do palco pode ser muito forte para resistir, Escorpião. Alguém pode pedir que você conte uma história. Seu presente com palavras e imaginação vívida deve atendê -lo bem. Mantenha -o breve. Se você demorar muito, seus amigos poderiam se mexer. Cronometrar seu desempenho assistindo suas expressões. Faça certo e você será solicitado a fazê -lo novamente. Previsão para 11/05/2025
Uma reunião pode trazer muitas boas notícias e informações úteis, Sagitário. O problema é que pode haver muito. Você vai querer se lembrar de tudo, mas sua memória pode não ser tão nítida como de costume. Antes de participar de uma reunião, pegue um caderno e caneta. Dessa forma, você pode escrever o que quiser mais tarde. Previsão para 11/05/2025
Você geralmente gosta de seus sonhos, Capricórnio, tanto o processo de sonho e analisando -os mais tarde. Mas hoje à noite você pode ter muitos para acompanhar. Embora você provavelmente se lembre dos mais significativos, pode ser frustrante se você esquecer algum deles. Este pode ser o dia para começar um diário dos sonhos, se você não tiver um. Divirta-se! Previsão para 11/05/2025
Muitos convites para eventos sociais podem vir hoje, Aquário. Pode ser uma noite quando você quer relaxar em casa, mas você não vai querer dizer não a ninguém. Analisar cada convite. Considere a localização, o anfitrião, outros convidados - o que parece mais significativo para você. Participe apenas daqueles que você pensa que realmente vai gostar. Siga seu coração. Previsão para 11/05/2025
Hoje você pode trabalhar em sua prática ou estudos espirituais, Peixes. Você pode ler um livro sobre o assunto, participar de uma palestra ou praticar algum tipo de disciplina, como ioga ou meditação. A única ressalva é não tentar fazer muito de uma vez. Você pode se cansar. Concentre -se em uma coisa de cada vez. A informação ainda estará lá amanhã! Previsão para 11/05/2025