A batalha nos tribunais com questionamentos ao resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) prossegue, apesar de o governo Jair Bolsonaro ter conseguido na Justiça a liberação dos aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
O número de ações tem aumentado desde que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, admitiu no dia 18 de janeiro erros na divulgação das notas dos participantes do exame. Até a sexta-feira (31), a AGU (Advocacia-Geral da União) atuava em 50 processos com pedidos para a revisão dos resultados.
Responsável pela prova, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) afirma que 5.974 participantes receberam notas com erros. Segundo o órgão, a pontuação desses candidatos já foi corrigida. O desempenho no Enem é usado pelo Sisu para selecionar estudantes para universidades de todo o país.
Desde terça-feira (28), quando o STJ (Superior Tribunal de Justiça) atendeu ao governo e derrubou ação que suspendia a divulgação das listas de aprovados, são mais nove processos sobre os resultados. Há ações em 17 estados. Do total, quatro delas foram indeferidas e sete, individuais, concedidas. Não entra na conta a ação já derrubada no STJ, movida pela Defensoria Pública da União. A AGU afirmou que recorreu de todas as decisões até agora.
Apesar de alguns participantes terem conseguido liminar para a reavaliação dos resultados, o Inep ainda não atendeu essas determinações. A reportagem questionou o instituto sobre isso, mas não obteve resposta. A primeira decisão foi concedida no Pará, na quinta-feira passada (23). A Justiça Federal determinou a revisão da correção da prova objetiva de uma estudante, autora da ação, nas áreas de linguagens e ciências humanas.
O prazo para o atendimento da ordem era de 48 horas. O Inep recorreu, com o argumento de que não houve prejuízo aos participantes, mas até agora não cumpriu a decisão. Na quarta-feira (29), uma nova decisão no Pará reforçou a obrigação de o Inep revisar as notas da candidata.
No despacho, o juiz Jorge Ferraz de Oliveira Junior afirma que deferiu o pedido para que "se afaste eventual dúvida quanto à limitação geográfica da divergência entre o caderno de prova e o gabarito oficial". Mais de 95% dos quase 6.000 participantes do Enem afetados pelo erro reconhecido pelo Inep estão concentrados em quatro cidades: Viçosa, Ituiutaba e Iturama, em Minas Gerais, e Alagoinhas, na Bahia. Entretanto, há casos específicos espalhados por todo o Brasil, com exceção dos estados de Roraima e Amapá. O Inep não explicou por que há essa dispersão.
A decisão do juiz do Pará determina ainda a expedição de mandado, a ser cumprido por oficial de Justiça, para que o Inep comprove o cumprimento da decisão no prazo de 72 horas. O não atendimento está sujeito a pena de multa diária de R$ 500. "O que estão fazendo com todos é um absurdo, ainda mais quando o ministro beneficia um aliado pelo Twitter", diz o advogado Toya Alexsandro Santos, que defende a filha nessa ação.
A Folha de S.Paulo revelou no domingo (26) que Weintraub determinou nova análise da prova do Enem de uma candidata após receber por rede social uma reclamação do pai dela, que nas sua publicações se mostra alinhado ao governo Bolsonaro. Weintraub divulgou imagens de conversas com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, em que ambos tratam do caso. O órgão disse na ocasião que "não realizou nenhuma revisão individual a pedido do ministro, somente comunicou a ele o resultado das análises previamente feitas".
Na mensagem recebida por Weintraub, entretanto, o presidente do Inep relata informações específicas da participante, como o seu local de prova. "Fez a prova em Ribeirão Preto/SP. Conferido com a aplicadora", diz a mensagem. O MPF (Ministério Público Federal) em Minas Gerais havia entrado com uma ação civil pública pedindo revisão das notas e interrupção do Sisu. Essa ação foi indeferida pela Justiça, e a Procuradoria ainda avalia se vai recorrer.
O erro nas notas foi causado porque, segundo o governo, houve troca de gabaritos devido a uma falha na gráfica que imprime o Enem desde o ano passado. Dessa forma, provas de uma cor foram corrigidas de acordo com o gabarito de avaliações de outra cor. De acordo com informações da gráfica Valid, duas fases dos protocolos de controle falharam e não identificaram erros nos códigos dos gabaritos.
A Folha de S.Paulo revelou na quarta-feira (29) que o Inep abriu mão de fazer um recálculo nos parâmetros das questões da prova. Como o Enem usa uma metodologia chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item), o cálculo da nota final do candidato depende do grau de dificuldade das questões e do padrão de acertos –se o candidato acertou questões difíceis e errou as fáceis, a pontuação é menor, porque o modelo considera que ele chutou.
Para que a metodologia funcione, a prova precisa ser calibrada com o resultado de uma amostra de alunos para que seja atribuído o peso das questões. Mas, após a identificação de notas com erros, o Inep não refez esse procedimento. Funcionários do MEC e do instituto afirmaram à reportagem que, dessa forma, eles não têm 100% de confiança nos resultados.
Como esse cálculo exigiria mais tempo para ser concluído, o governo Bolsonaro o deixou de lado para dar uma resposta rápida aos erros e manter o cronograma do Sisu. O Inep defende a confiança dos resultados e diz garantir que não há mais casos de erro. À Justiça o instituto ainda argumentou que tem evidências técnicas de que esse recálculo seria uma medida inócua.
Para chegar ao número de afetados, o órgão inicialmente identificou quatro casos com erros e fez cruzamentos em uma amostra de participantes que tinham divergências de notas parecidas –casos com grande diferenças entre os resultados das provas do primeiro e segundo dia.
O Inep então cruzou os gabaritos corretos e também as outras opções de cor para encontrar inconsistências. Após esse processo, chegou ao número final de 5.974 casos. O governo recebeu 172 mil reclamações de notas. Participaram do Enem 2019 cerca de 3,9 milhões de estudantes.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Use a poderosa energia de hoje para ir direto ao cerne da questão e remover a fachada que atualmente está fazendo mais mal do que bem. Abra-se para o mundo, Áries, e mostre às pessoas ao seu redor que você tem muito mais a oferecer do que tem revelado. Assuma um papel de controle na situação em questão e divulgue suas necessidades. Você descobrirá que sua vida diária melhorará tremendamente quando você comunicar suas necessidades. Previsão para 31/01/2026
Tente não se desviar do caminho pelo fogo que parece estar assolando você, Touro. Em última análise, você sabe o que é certo e o que é errado, então não comprometa a si mesmo ou ao seu sentimento de orgulho. Fique de olho no que está acontecendo em seu círculo, mas não sinta que precisa concordar com um determinado curso de ação que não soa verdadeiro para o seu eu interior. Controle o que puder, mas não se preocupe com as outras situações. Previsão para 31/01/2026
Levante-se e vá para a matança hoje, Gêmeos. Você está em uma excelente posição para causar impressões fortes e duradouras nos outros. Qualquer tipo de trabalho em grupo é especialmente favorecido. Há um impulso poderoso por trás de suas ações, então tome cuidado para onde mira suas armas. Iniciar ações nos locais onde as questões parecem estar estagnadas. A transformação é um aspecto fundamental para um crescimento saudável. Hoje é um excelente dia para perseguir objetivos tão importantes. Previsão para 31/01/2026
Sua natureza emocional pode parecer acelerada para a ação hoje, Câncer, embora possa ser que você não saiba em que direção dirigir. O motor está funcionando, mas por algum motivo o para-brisa parece um pouco embaçado. Tente identificar as áreas de sua vida que precisam de uma grande revisão. Procure transformá-los para melhor. Assim que o para-brisa estiver limpo, ligue o motor e vá em frente. Inicie a ação ou então você poderá sofrer uma ação. Previsão para 31/01/2026
Há uma enorme quantidade de poder à sua disposição hoje, Leão, e você deve tomar cuidado e usá-lo com sabedoria. Este é um período bastante transformador para você e seu corpo pode estar passando por muitas mudanças. Você tem a capacidade de causar uma impressão extremamente forte nas pessoas hoje, então pense antes de agir. Essa energia pode se manifestar como um acidente ou algo prejudicial à saúde se não for usada adequadamente. Previsão para 31/01/2026
Pode haver um grande conflito em sua vida que você parece quase impotente para controlar neste momento, Virgem. Pode parecer que uma guerra está acontecendo ao seu redor e tudo que você deseja é que ela pare. Quer você perceba ou não, você tem um papel a desempenhar nesta situação e certamente tem o poder de afetar o resultado desta disputa. Assuma a responsabilidade por suas ações e assuma a responsabilidade. Previsão para 31/01/2026
Há uma força poderosa que parece estar trabalhando contra você hoje, Libra, mas perceba que você tem o poder de produzir um resultado positivo. Use esse conflito para encontrar equilíbrio em uma situação instável e tente não balançar muito o barco com seus superiores. Você tem muito fogo sob seu controle hoje e suas ações são especialmente poderosas. Considere matricular-se em um curso ou buscar um caminho de espiritualidade. Previsão para 31/01/2026
As pessoas podem parecer especialmente insensíveis aos seus sentimentos hoje, Escorpião, mas tente não criticá-las por isso. Você pode sentir uma necessidade repentina de agir fisicamente, e deve fazê-lo, mas de forma construtiva. Saia de casa e dê um passeio ou corra à beira de um lago ou rio. Abra sua mente da gaiola em que ela está e tenha alguma perspectiva de sua vida. Previsão para 31/01/2026
Vá com gosto hoje, Sagitário. Nada pode pará-lo. Você tem uma enorme quantidade de poder à sua disposição, então use-o com sabedoria. Você pode realizar muitas coisas e fazer transformações extremamente positivas em sua vida. Sua vitalidade física é especialmente forte e sua vida sexual pode ser especialmente ativa. Certifique-se de compartilhar com outras pessoas o entusiasmo que você exala. Você não é a única pessoa viva neste planeta, então espalhe um pouco desse amor por aí. Previsão para 31/01/2026
Você pode ter a sensação de que algo está acontecendo ao seu redor e que você simplesmente não consegue controlar, Capricórnio. Sua mente está balançando para um lado e para o outro, como se você estivesse assistindo a uma bola em uma partida de tênis. As coisas podem estar mudando rapidamente ao seu redor. Você pode sentir que é hora de entrar no movimento. Olhe antes de pular e siga o fluxo. Lembre-se de que as melhores decisões nem sempre são tomadas com o cérebro; às vezes eles são feitos com o coração. Previsão para 31/01/2026
Uma pessoa ou situação oposta pode surgir hoje, Aquário. Perceba que você pode aproveitar a mesma energia que os faz agir e expor seu ponto de vista para registro. Enfrente essa força e deixe seu ponto de vista ser ouvido. Às vezes é necessário ser um pouco rude e franco para trazer paz e equilíbrio a uma situação instável. Previsão para 31/01/2026
Hoje é um ótimo dia para transformação, Peixes, e suas ações têm um significado interior mais profundo do que o normal. Tenha cuidado onde você aponta sua flecha, porque a ponta dela tem um ferrão extra hoje. As pessoas podem estar esfregando você da maneira errada, fazendo você se sentir como se fosse uma panela de água em um prato quente. O calor aumentou e a tampa está prestes a explodir. Certifique-se de não bater em ninguém quando a tampa se soltar. Previsão para 31/01/2026