A batalha nos tribunais com questionamentos ao resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) prossegue, apesar de o governo Jair Bolsonaro ter conseguido na Justiça a liberação dos aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
O número de ações tem aumentado desde que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, admitiu no dia 18 de janeiro erros na divulgação das notas dos participantes do exame. Até a sexta-feira (31), a AGU (Advocacia-Geral da União) atuava em 50 processos com pedidos para a revisão dos resultados.
Responsável pela prova, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) afirma que 5.974 participantes receberam notas com erros. Segundo o órgão, a pontuação desses candidatos já foi corrigida. O desempenho no Enem é usado pelo Sisu para selecionar estudantes para universidades de todo o país.
Desde terça-feira (28), quando o STJ (Superior Tribunal de Justiça) atendeu ao governo e derrubou ação que suspendia a divulgação das listas de aprovados, são mais nove processos sobre os resultados. Há ações em 17 estados. Do total, quatro delas foram indeferidas e sete, individuais, concedidas. Não entra na conta a ação já derrubada no STJ, movida pela Defensoria Pública da União. A AGU afirmou que recorreu de todas as decisões até agora.
Apesar de alguns participantes terem conseguido liminar para a reavaliação dos resultados, o Inep ainda não atendeu essas determinações. A reportagem questionou o instituto sobre isso, mas não obteve resposta. A primeira decisão foi concedida no Pará, na quinta-feira passada (23). A Justiça Federal determinou a revisão da correção da prova objetiva de uma estudante, autora da ação, nas áreas de linguagens e ciências humanas.
O prazo para o atendimento da ordem era de 48 horas. O Inep recorreu, com o argumento de que não houve prejuízo aos participantes, mas até agora não cumpriu a decisão. Na quarta-feira (29), uma nova decisão no Pará reforçou a obrigação de o Inep revisar as notas da candidata.
No despacho, o juiz Jorge Ferraz de Oliveira Junior afirma que deferiu o pedido para que "se afaste eventual dúvida quanto à limitação geográfica da divergência entre o caderno de prova e o gabarito oficial". Mais de 95% dos quase 6.000 participantes do Enem afetados pelo erro reconhecido pelo Inep estão concentrados em quatro cidades: Viçosa, Ituiutaba e Iturama, em Minas Gerais, e Alagoinhas, na Bahia. Entretanto, há casos específicos espalhados por todo o Brasil, com exceção dos estados de Roraima e Amapá. O Inep não explicou por que há essa dispersão.
A decisão do juiz do Pará determina ainda a expedição de mandado, a ser cumprido por oficial de Justiça, para que o Inep comprove o cumprimento da decisão no prazo de 72 horas. O não atendimento está sujeito a pena de multa diária de R$ 500. "O que estão fazendo com todos é um absurdo, ainda mais quando o ministro beneficia um aliado pelo Twitter", diz o advogado Toya Alexsandro Santos, que defende a filha nessa ação.
A Folha de S.Paulo revelou no domingo (26) que Weintraub determinou nova análise da prova do Enem de uma candidata após receber por rede social uma reclamação do pai dela, que nas sua publicações se mostra alinhado ao governo Bolsonaro. Weintraub divulgou imagens de conversas com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, em que ambos tratam do caso. O órgão disse na ocasião que "não realizou nenhuma revisão individual a pedido do ministro, somente comunicou a ele o resultado das análises previamente feitas".
Na mensagem recebida por Weintraub, entretanto, o presidente do Inep relata informações específicas da participante, como o seu local de prova. "Fez a prova em Ribeirão Preto/SP. Conferido com a aplicadora", diz a mensagem. O MPF (Ministério Público Federal) em Minas Gerais havia entrado com uma ação civil pública pedindo revisão das notas e interrupção do Sisu. Essa ação foi indeferida pela Justiça, e a Procuradoria ainda avalia se vai recorrer.
O erro nas notas foi causado porque, segundo o governo, houve troca de gabaritos devido a uma falha na gráfica que imprime o Enem desde o ano passado. Dessa forma, provas de uma cor foram corrigidas de acordo com o gabarito de avaliações de outra cor. De acordo com informações da gráfica Valid, duas fases dos protocolos de controle falharam e não identificaram erros nos códigos dos gabaritos.
A Folha de S.Paulo revelou na quarta-feira (29) que o Inep abriu mão de fazer um recálculo nos parâmetros das questões da prova. Como o Enem usa uma metodologia chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item), o cálculo da nota final do candidato depende do grau de dificuldade das questões e do padrão de acertos –se o candidato acertou questões difíceis e errou as fáceis, a pontuação é menor, porque o modelo considera que ele chutou.
Para que a metodologia funcione, a prova precisa ser calibrada com o resultado de uma amostra de alunos para que seja atribuído o peso das questões. Mas, após a identificação de notas com erros, o Inep não refez esse procedimento. Funcionários do MEC e do instituto afirmaram à reportagem que, dessa forma, eles não têm 100% de confiança nos resultados.
Como esse cálculo exigiria mais tempo para ser concluído, o governo Bolsonaro o deixou de lado para dar uma resposta rápida aos erros e manter o cronograma do Sisu. O Inep defende a confiança dos resultados e diz garantir que não há mais casos de erro. À Justiça o instituto ainda argumentou que tem evidências técnicas de que esse recálculo seria uma medida inócua.
Para chegar ao número de afetados, o órgão inicialmente identificou quatro casos com erros e fez cruzamentos em uma amostra de participantes que tinham divergências de notas parecidas –casos com grande diferenças entre os resultados das provas do primeiro e segundo dia.
O Inep então cruzou os gabaritos corretos e também as outras opções de cor para encontrar inconsistências. Após esse processo, chegou ao número final de 5.974 casos. O governo recebeu 172 mil reclamações de notas. Participaram do Enem 2019 cerca de 3,9 milhões de estudantes.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Comunicações frenéticas envolvendo um projeto ou assuntos familiares podem fazer você se sentir disperso e sem foco. Muitas preocupações importantes atingiram você de uma só vez. Pode ser confuso, mas considere um de cada vez e não fique tentado a tentar realizar tudo de uma vez. Sua mente está estável e analítica hoje. Siga o fluxo e tudo será feito. Previsão para 12/12/2025
Parece que a base da sua ambição social sofreu um pouco ultimamente. As energias planetárias devem lhe dar alguns novos desejos. Podem ser de natureza mais modesta, mas isso não significa que não serão importantes. O que o motiva profissionalmente será mais saudável e menos egoísta. Em última análise, será uma evolução positiva e satisfatória. Previsão para 12/12/2025
Sua mente está afiada e pronta para enfrentar qualquer coisa que surgir em seu caminho. Membros da família ou amigos podem perceber isso rapidamente, então não se surpreenda se eles vierem até você em busca de ajuda e conselhos. Você provavelmente dará muito hoje, então esteja preparado. A papelada pode ser um pouco complicada. Contanto que você dê um passo de cada vez, você conseguirá fazer tudo. Previsão para 12/12/2025
Livros e revistas sobre assuntos psíquicos, espirituais ou metafísicos podem ocupar grande parte da sua atenção hoje. Sua inclinação pode ser abandonar suas tarefas rotineiras e continuar lendo, ligando para todos os seus amigos para contar o que você aprendeu. Guarde para esta noite. Você é muito meticuloso para deixar seu trabalho de lado e se sentiria negligenciado em seu dever se o fizesse. Previsão para 12/12/2025
Uma meta relativamente recente que você estabeleceu para si mesmo pode parecer um pouco esmagadora. Você pode se perguntar se conseguirá fazer isso. Embora você possa facilmente se distrair, você pode se concentrar quando tentar, e é isso que você deve fazer agora. As finanças podem precisar de atenção e possivelmente de papelada, mas este é apenas um trabalho de rotina. Previsão para 12/12/2025
Hoje você deve se sentir especialmente otimista e entusiasmado com a vida. Você terá muitas ótimas ideias sobre o que fazer no seu dia, mas, infelizmente, sua capacidade de colocar esses planos em ação provavelmente será limitada por outras responsabilidades. Isso pode deixar você ansioso o dia todo, mas e daí? Esta noite você pode fazer o que quiser! Previsão para 12/12/2025
Discussões sobre religião podem surgir durante o seu dia. Uma recente onda de revelações intuitivas pode fazer com que você queira expor suas crenças, mas o tiro pode sair pela culatra. Este não é o dia para tentar convencer os outros de nada. Este também não é um bom dia para pensar em fugir por um tempo. Tenha algumas ideias, mas faça planos definitivos mais tarde. Previsão para 12/12/2025
Amigos ou um grupo ao qual você é afiliado podem enfrentar dificuldades financeiras e pedir seu conselho. Não seria uma boa ideia dar, pelo menos não hoje. Seus pensamentos não estão tão focados quanto deveriam. Você pode usar um pouco de intuição para guiá-lo. Sua capacidade de ver abaixo da superfície é boa agora. Previsão para 12/12/2025
A comunicação com familiares e pessoas especiais em sua vida pode ser frustrante hoje. Ou vocês não estão de acordo ou continuam sentindo falta um do outro. Não fique frustrado. É a energia planetária causando uma pequena interferência. Amanhã esse aspecto terá passado e vocês estarão novamente em terreno comum. Previsão para 12/12/2025
Planos de viagem ou de avanço nos estudos podem estar em sua mente. Sua excitação pode impedi-lo de se concentrar nas tarefas que precisa realizar. Não se preocupe com isso. Sua firmeza permitirá que você conclua suas tarefas, apesar de qualquer coisa que possa distraí-lo. Ou isso, ou as pessoas ao seu redor continuarão a lembrá-lo de suas responsabilidades! Previsão para 12/12/2025
Pensamentos de romance e sonhos de uma noite maravilhosa com aquela pessoa especial são frustrados por um trabalho que precisa ser feito imediatamente. Isso pode dizer respeito às finanças. Pode envolver muita reflexão profunda sobre assuntos que não lhe interessam particularmente. Não deixe que isso te desanime. Faça as tarefas e planeje sua noite. Não será tarde para se divertir. Previsão para 12/12/2025
Você pode estar planejando participar de um evento social hoje. Você está ansioso por isso. A papelada pode ocupar tanto do seu tempo hoje que você se pergunta se conseguirá fazê-lo. A papelada não parece ser tão urgente. Faça o máximo que puder e depois saia e vá para a sua festa. Você merece. Previsão para 12/12/2025