Dólar hoje 5,437
19° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Alagoas
Postada em 31/08/2025 10:32 | Por Todo Segundo

Moacir Teófilo morre aos 97 anos e deixa legado histórico em Arapiraca

Fundador do Colégio Bom Conselho e da Faculdade de Filosofia de Arapiraca, ele foi peça-chave na transformação educacional do Agreste
Professor Moacir Teófilo morre aos 97 anos e deixa legado histórico em Arapiraca - Foto: Reprodução

Faleceu neste domingo (31), aos 97 anos, o professor Moacir Teófilo, um dos maiores símbolos da educação em Alagoas e protagonista do desenvolvimento social e institucional de Arapiraca. Pai do ex-prefeito Rogério Teófilo, falecido em 2020, Moacir deixa um legado de pioneirismo, dedicação e conquistas que atravessam gerações.

Natural da Fazenda Brejo, em Limoeiro de Anadia, Moacir iniciou cedo sua jornada na docência e no Direito. Em 1950, realizou um de seus maiores sonhos: inaugurou o prédio do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, que se transformou em referência de ensino no interior do Estado pela disciplina e qualidade educacional.

Visionário, participou da criação da Faculdade de Filosofia de Arapiraca, hoje Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), e implantou cursos de Direito e Análise de Sistemas no Bom Conselho em parceria com o Cesmac. Na esfera pública, comandou a Secretaria de Educação de Alagoas em duas gestões (Theobaldo Barbosa e José Tavares), deixando sua marca de competência e compromisso.

Além da educação, contribuiu para o progresso de Arapiraca em diversas áreas. Foi sócio-fundador da Companhia Telefônica de Arapiraca, da Rádio Novo Nordeste AM e do Lions Club, além de ter presidido o ASA na década de 1980.

Reconhecimento e homenagens

Ao longo da vida, Moacir recebeu mais de 20 premiações, entre elas o Prêmio Darcy Ribeiro, concedido em 2013 pela Câmara dos Deputados a personalidades que se destacaram na educação. Também foi agraciado com o Título de Cidadão de Arapiraca, a Honra ao Mérito da Faculdade de Professores de Arapiraca, além de homenagens de entidades como o Rotary Club e a OAB, onde atuou como conselheiro por 12 anos.

Vida pessoal e raízes

Filho do comerciante Antônio Teófilo da Silva e de Maria Noêmia Madeiro, cresceu ao lado da irmã Iraci. Na adolescência, chegou a ingressar no Seminário Metropolitano de Maceió para atender ao sonho da mãe de vê-lo padre. No entanto, sua vocação estava na educação: formou-se em Direito e abraçou a missão de ensinar e transformar vidas.

Foi casado com Maria Tereza Auto Teófilo (in memoriam) e, posteriormente, com Luiza Ventura Teófilo. Teve quatro filhos: Rogério (in memoriam), Ricardo, Rui e Raniere Teófilo.

Um legado eterno

Figura admirada por sua postura ética, sensatez e compromisso com a educação, o professor Moacir Teófilo deixa um legado que ultrapassa salas de aula, prédios e cargos. Sua história se confunde com a trajetória de Arapiraca e permanece viva como referência de dedicação ao ensino, à cidadania e ao desenvolvimento social de Alagoas.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram