Dólar hoje 5,672
21° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Alagoas
Postada em 12/05/2025 16:44 | Atualizada em 12/05/2025 18:56 | Por Todo Segundo

Marcelo Lima denuncia uso indevido de sua imagem por falso advogado

Golpista usa foto, nome e falsas credenciais de Marcelo Lima para prometer liberação de mais de R$ 326 mil
Marcelo Lima denunciou em suas redes socias uma tentativa de fraude com seu nome e foto - Foto: Instagram

O radialista e advogado Marcelo Lima, da cidade de Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas, denunciou nesta segunda-feira (12), uma tentativa de golpe envolvendo o uso indevido de sua imagem e identidade profissional. Um criminoso criou um perfil falso no WhatsApp utilizando sua foto, nome e credenciais forjadas para tentar enganar possíveis vítimas.

Pelas redes sociais, Marcelo alertou seus seguidores: “ALERTA DE FRAUDE! Meu único número de contato é (82) 99932-7300.” De acordo com ele, o número utilizado pelo estelionatário é (82) 98703-4974. (Prints abaixo da matéria).

Além da imagem pessoal, o perfil falso apresentava uma descrição enganosa, que dizia: “Advogado há 10 anos | Ex-presidente da OAB Arapiraca | Conselheiro da OAB-AL.” Essas informações são falsas, já que Marcelo Lima não foi presidente da OAB Arapiraca e nem conselheiro da OAB-AL, como alegado pelo criminoso.

Em um dos prints divulgados por Marcelo Lima, o golpista inicia a conversa com uma abordagem típica de fraude: “Bom dia. É o Dr. Marcelo Silva de Lima. Tenho boas notícias sobre seu caso. Está disponível?

Após receber uma resposta da suposta vítima, ele tenta convencê-la de que teria um valor judicial a receber: “Houve uma movimentação no seu processo: mediante provas de laudos, o juiz do fórum deu como ordem o encerramento da causa ao seu favor. Você tem o valor R$ 326.838,42 no aguardo de seu retorno.”

Em seu programa de rádio, Marcelo Lima sempre orienta a população a desconfiar de mensagens semelhantes e a nunca realizar transferências ou fornecer dados pessoais sem confirmação da veracidade do contato.

Golpe do falso advogado pelo Brasil

Casos como o de Marcelo Lima não são isolados. Em todo o país, criminosos vêm se passando por advogados e advogadas para aplicar golpes financeiros por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais. Em resposta, a OAB Nacional lançou, no final do mês passado, a campanha “Golpe do Falso Advogado: Não Caia Nessa”, conduzida pelo Conselho Federal da OAB.

A iniciativa visa alertar a sociedade sobre as estratégias mais comuns utilizadas pelos golpistas e apresentar ferramentas de verificação da identidade profissional. A principal novidade é a plataforma digital ConfirmADV, criada para facilitar a checagem de dados de advogados e advogadas em todo o país.

Ao acessar o site, o cidadão pode consultar se o profissional está regularmente inscrito na OAB, informando o número de registro, o estado e o e-mail fornecido. Caso tenha sofrido uma tentativa de golpe ou realizado pagamentos indevidos, a denúncia pode ser feita diretamente pelo canal oficial da OAB.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram