Dólar hoje 5,441
32° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Alagoas
Postada em 07/12/2025 20:29 | Atualizada em 07/12/2025 20:43 | Por Todo Segundo

Ato contra feminicídios ocupa trecho da orla da Pajuçara, em Maceió

Levante Mulheres Vivas convocou manifestações simultâneas em mais de 20 estados
Manifestantes cobraram ações contra feminicídios em ato realizado na orla de Maceió - Foto: Reprodução

Manifestantes participaram, neste domingo (7), de um ato contra a violência de gênero realizado na orla de Maceió. A manifestação, organizada pelo Levante Mulheres Vivas, reuniu homens, mulheres e famílias inteiras na região dos Sete Coqueiros, no bairro da Pajuçara, para protestar contra os casos de feminicídios que vêm chocando e indignando o país.

O movimento, de caráter apartidário, exibiu faixas, cartazes e símbolos de luta contra o feminicídio e a violência doméstica. Os participantes também foram orientados a utilizar roupas pretas, roxas ou lilás, representando o luto e a resistência das mulheres vítimas de violência.

Durante o ato, participantes empunhavam cartazes com frases como “Alagoas contra a violência: queremos mulheres vivas” e teve reivindicações para que políticas públicas efetivas sejam ampliadas e colocadas em prática.

A manifestação terminou com um momento de homenagem às vítimas e reforçou a mensagem de união: “Homens e mulheres, vivos e juntos, contra o feminicídio”, lema estampado na principal faixa da caminhada.

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública apontam que o Brasil ultrapassou mil vítimas de feminicídio em 2025, um indicador considerado alarmante por entidades de defesa dos direitos das mulheres.

Em Alagoas, foram registrados 13 feminicídios entre janeiro e junho deste ano. Somente a Casa da Mulher Alagoana contabilizou 1.321 atendimentos entre janeiro e agosto de 2025 e chegou a quase 6 mil acolhimentos desde 2021, conforme relatório do órgão.

Além de Alagoas, o Levante Mulheres Vivas realizou manifestações simultâneas em diversos estados, incluindo: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pará, Acre, Amazonas, Roraima, Tocantins, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram