
A partir deste domingo (1), o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) passa a exigir agendamento obrigatório para todos os serviços presenciais realizados nos cartórios, centrais e postos de atendimento em todo o estado. A medida visa reduzir o tempo de espera, evitar aglomerações e proporcionar mais comodidade às eleitoras e eleitores.
O agendamento é realizado pelo sistema eletrônico disponível no site do TRE-AL (www.tre-al.jus.br), permitindo que o eleitor escolha a data, o horário e o local de atendimento. Entre os serviços que exigem agendamento estão a emissão do primeiro título, a transferência de domicílio eleitoral, a atualização de dados cadastrais e a coleta biométrica.
Exceções e inclusão digital
Apesar da obrigatoriedade, eleitores com direito a atendimento prioritário, situações de urgência ou pessoas em situação de exclusão digital poderão ser atendidos sem agendamento. A exclusão digital se aplica a quem não possui acesso à internet ou a dispositivos eletrônicos, ou que apresente dificuldade para utilizar as ferramentas digitais. Nesses casos, a situação será confirmada pelo servidor que realizar o atendimento.
Até 1º de fevereiro, todas as pessoas que comparecerem aos pontos de atendimento ainda serão atendidas. A prioridade será para quem tem direito a atendimento preferencial, em seguida para quem já estiver com horário agendado e, por último, por ordem de chegada.
Horários de funcionamento
Com a mudança, o TRE-AL reforça o compromisso de tornar os atendimentos mais ágeis, organizados e acessíveis para todos os eleitores de Alagoas.

E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621