A Justiça Eleitoral de Alagoas publicou nesta terça-feira (12), a o Relatório Resultado da Totalização das eleições municipais de 2024 em Japaratinga, após uma importante decisão que impacta diretamente a composição da Câmara Municipal da cidade.
A medida ocorre em razão da anulação dos diplomas de quatro vereadores eleitos pelo MDB, que foram afastados após o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) comprovar fraude à cota de gênero nas eleições do ano passado. A decisão definitiva foi tomada em junho de 2025 e repercute agora com o ajuste dos mandatos.
Os vereadores que tiveram seus diplomas anulados são Severino Luiz dos Santos Neto, Rayabe Tavares, Meykson Thiago Trindade Santos e Joselia Belo Buarque. Com a exclusão desses nomes, a Justiça Eleitoral determinou a posse de quatro novos parlamentares para ocupar as vagas deixadas.
De acordo com o relatório divulgado nesta terça, os novos vereadores de Japaratinga são Roosevelt Kenned Franco Rodrigues e Everaldo Solano de Vasconcelos Neto, ambos do Republicanos, além de Fábio Benedito da Silva (PSB) e José Roberto dos Santos (PSDB).
O documento foi assinado pelo juiz eleitoral substituto da 14ª Zona Eleitoral, Edmilson Machado de Almeida Neto, que reforçou a importância da aplicação rigorosa da legislação eleitoral para garantir a representatividade correta dos gêneros no Legislativo municipal.
Essa alteração no quadro de vereadores deve trazer mudanças no cenário político local, com os novos parlamentares assumindo os mandatos para o biênio 2025-2028.
E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621