12/09/2025 16:47:04
Polícia
Incêndios em veículos aumentam 130% em Alagoas em 2025
Levantamento aponta aumento expressivo em relação a 2024, quando foram 62 ocorrências
AssessoriaIncêndios em veículos aumentam 130% em Alagoas em 2025, alerta Corpo de Bombeiros
Todo Segundo

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas registrou, até esta sexta-feira (12), 143 ocorrências de incêndio em veículos de pequeno, médio e grande porte, além de transportes coletivos, em 2025. Os dados são do sistema de Gestão Operacional Fênix e representam um aumento expressivo de 130% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 62 casos no estado.

De acordo com o levantamento, 88 veículos de passeio, 28 de carga, 8 motocicletas, 8 coletivos e outros 11 automóveis foram atingidos pelas chamas neste ano. Em comparação, no mesmo período de 2024, haviam sido registrados 44 veículos de passeio, 3 de carga, 5 motocicletas, 4 coletivos e 6 outros casos. O salto representa uma variação de 130,6% no total de ocorrências.

As investigações apontam que a maioria dos incêndios está relacionada a falhas no sistema elétrico, como curtos-circuitos, além de vazamentos de combustível ou óleo, superaquecimento do motor devido a problemas no sistema de arrefecimento e falta de manutenção preventiva.

Outro fator que contribui para os riscos é o acúmulo de sujeira no compartimento do motor, que facilita a propagação das chamas. A instalação inadequada de acessórios elétricos e a presença de materiais inflamáveis no interior dos veículos também aparecem entre os principais agravantes identificados pelo Corpo de Bombeiros.

O CBMAL reforça a importância de manter as revisões em dia, evitar improvisos em adaptações elétricas e redobrar a atenção com sinais de falhas mecânicas. Segundo os bombeiros, atitudes simples de prevenção podem reduzir significativamente a probabilidade de incidentes e preservar vidas e patrimônios.

E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.