Familiares do adolescente Gabriel Lincoln, de 16 anos, que morreu em maio deste ano após uma abordagem da Polícia Militar em Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas, se reuniram nesta segunda-feira (18), com os secretários executivos da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), coronel Patrick Madeiro e coronel Jairison Melo, em Maceió. O encontro foi articulado pelo deputado federal Paulão (PT), que acompanhou os parentes do adolescente.
Durante a reunião, os gestores da SSP/AL apresentaram atualizações sobre o inquérito policial que apura a morte do menor e informaram que o procedimento está em fase final, recebendo prioridade máxima dentro da pasta.
A perita-geral Rosana Coutinho também participou do encontro e explicou que a máquina responsável pela análise do exame residuográfico — considerado peça-chave para a investigação — apresentou um defeito técnico. O equipamento, de tecnologia avançada e importado, já está em manutenção realizada pela própria fabricante. Segundo ela, todas as provas permanecem preservadas e não haverá qualquer prejuízo para o processo.
Paralelamente, a família do jovem tem buscado medidas na Justiça para garantir a conclusão das perícias. Na última sexta-feira (15), o advogado Gilmar Menino, que representa os parentes de Gabriel, ingressou com um pedido de liminar para que o exame residuográfico seja realizado pela Polícia Federal, diante do impasse técnico enfrentado pela Perícia Oficial de Alagoas.
O deputado Paulão destacou que a reunião foi uma forma de garantir que a família tivesse acesso direto às informações oficiais e reforçou a importância de celeridade na apuração. “Já se passaram três meses da morte de Gabriel. Viemos aqui em busca de respostas, para acompanhar os encaminhamentos e reforçar a importância de que a apuração seja concluída de forma célere, garantindo justiça para a família”, afirmou.
O secretário executivo coronel Patrick Madeiro assegurou que a investigação segue com independência e rigor. “Essa investigação está sendo conduzida com imparcialidade, sem qualquer interferência. Nosso compromisso é com a verdade e com a transparência, assegurando que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos. A Polícia Militar de Alagoas não tolera desvios de conduta, e esta gestão tem sido a que mais expulsou militares comprovadamente envolvidos em práticas irregulares”, destacou.
Participaram da reunião o pai de Gabriel Lincoln, Cícero Bezerra; a mãe, Fernanda Ferreira; e a tia, Flávia Ferreira, além do deputado Paulão e da vice-prefeita de Palmeira dos Índios, Sheila Duarte (PT).
E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621